Siga o OTD

Vôlei de Praia

Com apenas 20 anos, Duda já está no topo do mundo

Eduarda ‘Duda’ Santos Lisboa já conquistou quase tudo. A brasileira está no topo do vôlei de praia, mas quer seguir conquistando títulos.

Divulgação/FIVB

Eduarda ‘Duda’ Santos Lisboa continuou sua rápida ascensão ao topo do mundo do vôlei de praia em 2018, quando ela e a parceira Agatha Bednarczuk adicionaram ainda mais títulos e medalhas em seus currículos já vitoriosos.

A jovem de 20 anos terminou a temporada de 2017-18 de vôlei de praia com metade dos campeonatos do World Tour depois que ela e Agatha ganharam o ouro na final do Hamburgo 2018.

Junto com o título World Tour Finals, a dupla brasileira conquistou o ouro no torneio Itapema 4-Star, prata no Moscou 4-Star e bronze no Varsóvia 4-Star.

O sucesso de Duda foi refletido nos prêmios de fim de ano quando ela foi nomeada a Melhor Jogadora, Melhor Jogadora Ofensiva e Melhor Atacante.

“Em todos os torneios, ela está sempre aprendendo”, disse Agatha após seu sucesso em Hamburgo. “Às vezes é sobre a atitude, às vezes tecnicamente, às vezes sobre as táticas. Todo torneio ela tem uma coisa que ela está aprendendo.”

A parceria de Duda com Agatha, de 35 anos, é uma mistura de uma dos jogadores mais promissoras ao lado de um das mais experientes.

Duda ganhou seis títulos antes de se tornar profissional, enquanto Agatha tem uma orgulhosa coleção de títulos, especialmente ouro nos Campeonatos Mundiais de vôlei de praia da Holanda de 2015 e prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016 com Barbara Seixas.

“Este ano foi incrível para ela, ela venceu os Finals e acho que isso não estava em seus planos”, disse a campeã olímpica de Atlanta Sandra Pires em 1996.

“Ela faz todo o básico bem. Ela é muito jovem e continuará a evoluir, com o objetivo de ganhar uma Olimpíada. É maravilhoso ver uma defensora tão alto quanto ela (1,80 metros), o que é raro no Brasil. Ela tem altura de bloqueio, o que lhe dá uma enorme vantagem na quadra. ”

Duda e Agatha se uniram no início de 2017 e ganharam sua primeira medalha da World Tour em seu primeiro torneio World Tour juntos, de prata no Fort Lauderdale 5-Star.

Seu primeiro ouro veio no Rio de Janeiro 4-Star, e elas terminaram a temporada com três medalhas de bronze e prata nas finais do Circuito Mundial em Hamburgo 2017. Duda também ganhou seu sexto título juvenil, quando ela e Ana Patricia alcançaram o pódio, assim como fizeram nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanjing 2014.

O próximo passo para Duda e Agatha é o início do período de qualificação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. As 15 melhores equipes no ranking de vôlei de praia da FIVB qualificam-se automaticamente. A janela de qualificação do World Tour foi aberta em 1º de setembro de 2018 e será realizada até 14 de junho de 2020.

Atualmente, Duda e Agatha ocupam o segundo lugar no ranking da FIVB, mas elas pretendem seguirem firmes, nada de relaxar.

“Às vezes é difícil acreditar em tudo isso”, disse Duda após a vitória em Hamburgo. “Tudo mudou tão rápido para mim.

“Comecei a jogar quando era muito jovem, mas é difícil acreditar que cheguei tão longe. O que tenho que fazer é não pensar muito no futuro, mas continuar trabalhando o máximo que puder ”.

Mais em Vôlei de Praia