Siga o OTD

Vôlei de Praia

Duplas masculinas definidas para fase de grupos em Campo Grande

O destaque fica por conta do aumento de atletas naturais do Estado na etapa de Vôlei de Praia. Os jogos começam a ser disputados nesta sexta-feira

William Lucas/Inovafoto/CBV

O classificatório masculino definiu nesta quinta-feira (22) os times participantes da etapa de Campo Grande (MS) do Circuito Open de Vôlei de Praia 2018/2019. Com 16 duplas já garantidas pelo ranking de entradas, outros 32 times disputaram 24 partidas. Assim, oito deles conquistaram as vagas para a fase de grupos. Os jogos ocorrem até domingo (25) no Parque das Nações Indígenas.

Nesta sexta-feira (23), acontecem os jogos da fase de grupos do torneio masculino. Além dessas partidas, também ocorrem jogos das oitavas e quartas de final do feminino.

Número de atletas do Estado aumenta após classificatório

Os oito times que avançaram ao vencerem duas rodadas eliminatórias seguidas foram Nilton/Miguel (RO/MS), Adelmo/Arthur (BA/MS), Álvaro Andrade/Fábio (SE/CE), Matheus Maia/Rafael (RJ/PR), Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ), Bernat/Ferramenta (RJ), Allison Francioni/Márcio Araújo (SC/CE) e Felipe Cavazin/Márcio Gaudie (PR/RJ).

Destaque para dois atletas da casa: Miguel (MS) e Arthur (MS). Eles conseguiram a vaga com suas parcerias e aumentaram o número de representantes do estado para seis, pois Saymon, Talita, Victoria e Danielle já estavam classificados.

Miguel analisou a classificação, conquistada na base da superação, pois ele precisou de tempo médico durante o torneio. “Sabíamos que seriam jogos disputados, mas não imaginamos que seria tão ao limite. Perdemos muitos sais minerais e tanto eu, quanto meu parceiro (Nilton) sofremos com cãibras no segundo jogo. Mas conseguimos segurar a partida, felizmente garantimos a vaga. Jogar em casa é maravilhoso, contar com a energia dos amigos e familiares, representar o estado é uma grande emoção”, destacou.

Quem também comemorou a vaga foi o cearense Jefferson, que avançou no classificatório pelo terceiro torneio seguido. Ele comentou o entrosamento com o parceiro Anderson Melo e as expectativas para a sequência da competição.

“Passei uma semana e meia treinando junto dele no Rio de Janeiro. Por ser a última etapa do ano, sabíamos que seria importante. Vamos ajustando e buscando evoluir nossa parceria, mesmo treinando em estados separados. O classificatório é um grande desafio, muitas vezes encaramos times que nunca jogamos contra, precisamos ter uma leitura rápida e encontrar soluções. Vamos buscar um passo de cada vez, com o objetivo de subirmos entre os primeiros 16 do ranking de entradas”, analisou Jefferson.

Adelmo, parceiro do sul-mato-grossense Arthur, também comentou a vaga na fase de grupos. “É motivo de muito orgulho termos conquistado novamente a vaga. Vamos enfrentar os melhores atletas do mundo. O Brasil é uma potência no vôlei de praia, e poder estar na elite é uma grande alegria”, disse.

Conheça as duplas já classificadas do Open de Vôlei de Praia de Campo Grande

As oito equipes classificadas se juntam nesta sexta-feira aos 16 times que já estavam garantidos pelo ranking de entradas. Ao todo, são 24 equipes para a disputa da fase de grupos. Os três melhores de cada chave, portanto, avançam para a segunda fase. Assim, a competição segue com oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de medalha.

Já estão garantidos pelo ranking de entradas no naipe masculino Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Alison/André Stein (ES), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Guto/Saymon (RJ/MS), George/Thiago (PB/SC), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Léo Vieira/Jô (DF/PB), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Vinícius Cardozo/Bruno (RJ/AM), Ramon Gomes/Fernandão (RJ/ES), Moisés/Vinícius Freitas (BA/ES), Harley/Averaldo (DF/TO), Luccas Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Oscar/Luciano (RJ/ES) e Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Feminino

Dos 24 times que começaram a fase de grupos, oito foram eliminados nesta quinta-feira, na primeira fase. Talita e Taiana (AL/CE) foram uma das seis duplas que conquistaram duas vitórias seguidas e saíram em primeiro lugar em seus respectivos grupos. Além delas, também começaram a etapa invictas as duplas Vivian/Vitória (PA/RJ), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Neide/Josi (AL/SC), Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) e Duda/Ágatha (PR/SE).

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vôlei de Praia