Siga o OTD

Vôlei de Praia

Em retomada da parceria, Guto e Saymon são campeões

Guto e Saymon voltaram a atuar juntos há um mês e já conquistam o título ao superarem Pedro Solberg e Bruno Schmidt por 2 sets a 1 no vôlei de praia

Matheus Vidal/Inovafoto/CBV

Os campeões da etapa de Vila Velha (ES), pela segunda etapa do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2018/2019, são Guto e Saymon (RJ/MS). A equipe refeita há pouco mais de um mês superou neste domingo (28) o time Pedro Solberg e Bruno Schmidt (RJ/DF) por 2 sets a 0 (21/17, 21/18), em 48 minutos, na decisão do torneio masculino. O bronze em areias capixabas ficou com Ricardo e Álvaro Filho (BA/PB), também retomando parceria.

Guto e Saymon jogaram juntos entre 2014 e 2016, sendo vice-campeões brasileiros gerais naquele período e conquistando medalhas no Circuito Mundial. Após intensa troca de duplas no naipe masculino em maio deste ano, Guto ficou sem parceiro e resolveram recomeçar a história. E a reestreia foi com o pé direito, como analisou Guto.

“Temos uma sintonia e um companheirismo dentro e fora de quadra, e nosso estilo de jogo combina bem. Estamos felizes por voltar com esse time, especialmente vencendo uma etapa do Circuito Brasileiro, dentro de casa, com a torcida fazendo a festa. É diferente de jogar o Circuito Mundial, a vibração acaba sendo mais intensa, você compartilha aquele momento e a galera vai junto durante a partida”, declarou Guto.

“Fiquei bastante emocionado no pódio, foram muitas mudanças e o convite da comissão técnica do Guto me deixou muito feliz. Minha família deu todo apoio, isso faz a diferença. Preciso agradecer demais aos nossos fãs, amigos, familiares e ao Guto. Ele é um craque, fez ‘mágicas’ nesta final e contagiou a torcida”, completou o sul-mato-grossense Saymon.

É o segundo título de etapa do Circuito Brasileiro da parceria de Guto e Saymon. Na primeira passagem do time, eles haviam vencido a etapa de Brasília (DF) da temporada 2015/2016, quando superaram Alison/Bruno. A medalha de ouro rende 400 pontos no ranking do Circuito Brasileiro, além de uma premiação de R$ 45 mil aos campeões.

Na disputa do bronze, Ricardo e Álvaro Filho (BA/PB), também retomando parceria, superaram George/Averaldo (PB/TO). Triunfo por 2 sets a 1, de virada: 24/22, 12/21, 13/15, em 1h05. A dupla do baiano campeão olímpico e do paraibano foi vice-campeã mundial em 2013, terminando o ano em terceiro no ranking geral internacional. Ricardo, que tinha subido ao pódio do Open pela última vez em 2016, comemorou a boa retomada.

“Fiquei muito feliz de poder voltar ao pódio do Circuito Brasileiro. Até pelo longo tempo que passei jogando o circuito norte-americano, foram quase sete meses sem retornar ao Brasil. Nada melhor do que reeditar essa parceria com Alvinho com uma medalha, com uma resposta muito positiva. Temos muita coisa pela frente, espero que possamos formar aquele time que conquistou muita coisa no passado, estamos com muita vontade e focados no trabalho”.

O Jogo

Guto e Saymon iniciaram a partida abrindo 3 a 1, mas logo Pedro Solberg/Bruno empatou em 4 a 4.  Guto era o principal alvo dos saques adversários e não sentiu a responsabilidade. Manteve o foco, virando todas as bolas e inclusive criando contra-ataques, se destacando individualmente no início da decisão. Na parada técnica, Guto/Saymon vencia por 13 a 8.

Com dificuldades na virada de bola, Pedro Solberg/Bruno Schmidt não conseguiram reduzir a diferença. No outro lado da rede, Saymon também começou a aparecer muito bem no bloqueio e a vantagem só subiu, chegando a ser de sete pontos: 19 a 12. Entrou em ação aquele que foi eleito duas vezes o melhor atleta do mundo. Bruno brilhou e evitou vários set points até 20/17, quando Guto encerrou em ataque no fundo: 21 a 17.

O segundo set começou bem mais equilibrado, com bons saques de Bruno Schmidt e mais consciência na virada de bola do time campeão brasileiro da temporada 12/13. Na primeira parada técnica, Guto e Saymon venciam pela vantagem mínima: 11 a 10.

Pedro e Bruno Schmidt reagiram após pedido de tempo da técnica Letícia Pessoa. Um bloqueio de Pedro inflamou a torcida e, na sequência, Bruno ampliou a vantagem em contra-ataque: 18 a 16. Guto/Saymon não desistiu. O defensor carioca Guto passou a gerar contra-ataques e após belos rallys, viraram o placar para 20 a 18 em ataque para fora de Bruno. No lance seguinte, toque na rede de Pedro Solberg e final de jogo: 21 a 18 e ouro para Saymon/Guto.

Após Vila Velha (ES), o Circuito Brasileiro Open seguirá para Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras quatro etapas da temporada 18/19 serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Vôlei de Praia