Siga o OTD

Vôlei de Praia

Luciano e Oscar passam do classificatório em Vila Velha

As oito duplas classificadas se juntam aos 16 times que já estavam garantidos pelo ranking de entradas, completando os 24 para a disputa da fase de grupos

Divulgação/CBV

A disputa do classificatório à etapa de Vila Velha (ES) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia 2018/2019 garantiu mais oito duplas no torneio masculino. Foram realizados 24 jogos na arena montada na Praia da Costa, com 32 times disputando as últimas vagas. Destaque para Luciano (ES), que ao lado do parceiro Oscar (RJ), conseguiu o triunfo e aumentou o número de atletas da casa no torneio. Os jogos seguem até domingo (28).

+ CONFIRA TODOS OS RESULTADOS

Avançaram à fase de grupos Allison Francioni/Márcio Araújo (SC/CE), Jefferson/Anderson Melo (CE/RJ), Kaique/Vinícius Lucas (RS), Adelmo/Arthur (BA/MG), Matheus Maia/Rafael (RJ/PR), Léo Gomes/Raul (RJ/SE), Oscar/Luciano (RJ/ES) e Nilton/Felipe Cavazin (RO/PR). Cada dupla venceu dois jogos eliminatórios para confirmar a vaga na fase de grupos.

Luciano, natural de Vitória, comentou a oportunidade de atuar em casa e representar o estado com a presença de amigos e familiares nas arquibancadas.

“Estou muito feliz por conquistar essa vaga, meus amigos, familiares, minha esposa e meus filhos estavam assistindo aos jogos. Fica um pouco de apreensão, já que uma derrota no classificatório elimina, mas confiava muito no meu time. Jogamos algumas etapas do Circuito Mundial, tivemos bons resultados, deu um giro bom. Espero fazer bonito em casa, a torcida vai ser grande, estamos querendo chegar cada vez mais longe”, disse o bloqueador.

A etapa também foi marcante para algumas duplas que avançaram pela primeira vez à fase de grupos do Open. Casos de Kaique/Lucas (RS) e Adelmo/Arthur (BA/MG). Ainda impactado pela conquista, Arthur comentou a vitória no classificatório e a primeira chance no alto nível.

“É a primeira vez que avanço à fase de grupos no Open, uma sensação incrível, o sonho de todo atleta que está começando no vôlei de praia, assistindo pela televisão os ídolos. Venci um atleta da categoria do Guto (SP), que já foi eleito ‘Rei da Praia’, então isso motiva para continuarmos buscando esse sonho. Acredito que a chuva deixou a quadra um pouco mais pesada, e isso nos favoreceu”, analisou Arthur, que completou.

“Provavelmente vamos enfrentar na fase de grupos alguma dupla bastante experiente como Alison/André ou Pedro Solberg/Bruno Schmidt, por conta da nossa posição no ranking, mas temos que jogar sem pressão, buscando apresentar um bom voleibol. Estamos felizes por essa estreia e queremos adquirir experiência, ir subindo os degraus passo a passo”.

As oito duplas classificadas se juntam aos 16 times que já estavam garantidos pelo ranking de entradas, completando os 24 para a disputa da fase de grupos. Depois, os três melhores de cada grupo avançam e a competição segue com oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de medalha, terminando no próximo domingo (28.10).

Os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Alison/André (ES), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Guto/Saymon (RJ/MS), George/Averaldo (PB/TO), Jeremy/Harley (USA/DF), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Lipe/Bruno (CE/AM), Vinícius/Moisés (ES/BA), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Lucas Lima/Bernardo (SP/CE), Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB) e Rafael/Renato (PB).

Os jogos da fase de grupos começam a partir de quinta-feira (25) As disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (27.10), a partir das 19h30, e domingo (28.10), a partir das 10h.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Mais em Vôlei de Praia