Siga o OTD

Vôlei de Praia

Cinco capixabas representarão o estado na etapa de Vila Velha

Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

A torcida capixaba terá diversos atletas da casa para apoiar nesta semana, quando ocorre a etapa de Vila Velha (ES) do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2018/2019. Cinco representantes do estado já estão garantidos pelo ranking de entradas, mas o número pode aumentar com o classificatório, que dá mais oito vagas ao torneio em cada naipe. As partidas vão de quarta-feira (24.10) a domingo (28.10), na Praia da Costa, com entrada franca.

No torneio masculino, estarão na disputa a dupla Alison e André Stein (ES), além de Vinícius Freitas (ES), que joga ao lado de Moisés (BA), e Fernandão (ES), parceiro de Ramon Gomes (RJ). No naipe feminino, Lili (ES), que faz dupla com Josi (SC), é a representante local. Outros nomes importantes do vôlei de praia capixaba, como do campeão de etapas do Brasileiro e Circuito Mundial, Luciano, buscarão a vaga no classificatório.

André Stein comentou sobre a relação especial com o vôlei de praia em Vila Velha e a expectativa para jogar pela primeira vez uma etapa em sua cidade, contando com o apoio de familiares e amigos nas arquibancadas.

“Vou jogar meu primeiro Open em casa, em Vila Velha, será muito especial para mim. A primeira etapa de vôlei de praia que acompanhei foi aqui na Praia da Costa, em 2008. Minha primeira experiência na arena, assistindo ao vivo vôlei de praia. Tenho ótimas lembranças. Agora terei a oportunidade de estar dentro de quadra ao lado do Alison. Vamos fazer nosso melhor, contar com a torcida de amigos e familiares, tem tudo para ser uma bela etapa, especial para nossa dupla. Espero representar bem a cidade”, disse André.

Um dos principais polos da modalidade no Brasil, o Espírito Santo já revelou diversos nomes de destaque para o cenário mundial. Saíram do estado medalhas olímpicas com Alison (ouro e prata), Fábio Luiz (prata) e Larissa (bronze), além de medalhas de campeonato mundiais com o trio já mencionado, além de Loiola, melhor jogador da década de 90 e atualmente técnico, André Stein e Lili.

Na primeira etapa da temporada, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. A terceira parada do Brasileiro ocorre em Campo Grande (MS), de 21 a 25 de novembro. Em 2019, outras quatro etapas da temporada serão realizadas. As datas e cidades ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).

A competição conta com 24 duplas em cada gênero. As 16 melhores duplas no ranking de entradas já estão pré-classificadas para a fase de grupos, enquanto as outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino).

No naipe masculino, os 16 times garantidos pelo ranking de entradas são Alison/André (ES), Pedro Solberg/Bruno Schmidt (RJ/DF), Evandro/Vitor Felipe (RJ/PB), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Guto/Saymon (RJ/MS), George/Averaldo (PB/TO), Jeremy/Harley (USA/DF), Ricardo/Álvaro Filho (BA/PB), Eduardo Davi/Adrielson (PR), Lipe/Bruno (CE/AM), Vinícius/Moisés (ES/BA), Fernandão/Ramon Gomes (ES/RJ), Lima/Bernardo Lima (SP/CE), Marcus/Pedro Henrique (RJ/PB) e Rafael/Renato (PB).

Já no torneio feminino, as 16 duplas pré-classificadas são Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Andressa (CE/PB), Carolina Horta/Ângela (CE/DF), Izabel/Thati (PA/PB), Val/Érica Freitas (RJ/MG), Vivian/Vitória (PA/RJ), Andrezza/Neide (AM/AL), Aline/Diana (SC/RJ), Juliana Simões/Eunyce (PR/AL), Flávia/Bárbara Ferreira (RJ), Naiana/Fabrine (CE/BA) e Amanda/Mayana (RJ/TO).

Os jogos da fase de grupos, a partir de quinta-feira (25.10), terão transmissão ao vivo pelo Facebook e site oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (27.10), a partir das 19h30, e domingo (28.10), a partir das 10h, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Mais em Vôlei de Praia