Siga o OTD

Vôlei de Praia

Em dia de jogos adiados, brasileiras vão às quartas de final

Ana Patrícia e Rebecca são as únicas representantes do Brasil na chave feminina da etapa de Las Vegas do Circuito Mundial de vôlei de praia

Divulgação FIVB

O Brasil já tem uma dupla nas quartas de final do torneio feminino na etapa do p1440, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Ana Patrícia e Rebecca (MG/CE) venceram duas vezes nesta sexta-feira (19.10) e se garantiram na próxima fase do torneio nível quatro estrelas, válido pelo Circuito Mundial de vôlei de praia 2018/2019.

O dia também foi marcado pelo adiamento de algumas partidas, inclusive de duplas brasileiras que jogariam pelas oitavas de final. As condições de iluminação insuficientes, porém, fizeram com que a organização transferisse os jogos para este sábado (20.10).

Com isso, Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES) encara as italianas Marta Menegatti e Viktoria Orsi Toth às 13h (de Brasília) pelas oitavas de final, enquanto Maria Elisa/Carol Solberg (RJ) jogam às 13h50 contra as norte-americanas Sarah Sponcil e Kelly Claes pela mesma fase.

Ana Patrícia e Rebecca conseguiram entrar em quadra pelas oitavas de final e venceram as japonesas Megumi Murakami e Miki Ishii por 2 sets a 0 (21/11, 21/12), em 26 minutos. No início do dia, ainda pela fase de grupos, elas haviam superado Maria Clara e Elize Maia (RJ/ES), ficando com a liderança do grupo H.

Superadas na chave, Maria Clara e Elize Maia se recuperaram logo depois, na repescagem, vencendo as norueguesas Ingrid Lunde e Oda Ulveseth por 2 sets a 0 (21/18, 24/22), em 38 minutos. Maria Elisa e Carol Solberg também jogaram nesta sexta pelo grupo, vencendo as finlandesas Niina e Lehtonen por 2 sets a 1 (15/21, 21/19, 15/11), em 50 minutos.

Duas duplas brasileiras acabaram se despedindo torneio. Tainá e Victoria (SE/MS) foram superadas pelas chinesas Fan Wang e Chen Xue por 2 sets a 1 (19/21, 21/19, 15/13) em duelo ainda na fase de grupos, ficando na primeira fase do torneio.

Josi e Lili (SC/ES) foram superadas na chave pelas norte-americanas Larsen/Stockman por 2 sets a 1 (21/10, 15/21, 15/8), mas foram para a repescagem. Só que elas não conseguiram superar as também norte-americanas Sponcil/Claes e se despediram com revés por 2 sets a 0 (21/17, 21/19), em 34 minutos, na 17ª posição.

A competição em Las Vegas já conta pontos para a temporada 2018/2019 e é uma parceria da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) com o P1440, circuito idealizado pela norte-americana Kerri Walsh, tricampeã olímpica. Serão quatro eventos no total, mas apenas Las Vegas contará pontos para o tour internacional, atendendo ao formato de competição da FIVB.

A disputa em Las Vegas, que também terá shows musicais e atividades esportivas e culturais ao público, distribuirá mais de R$ 1 milhão aos atletas, com os campeões de cada gênero recebendo cerca de R$ 70 mil. Este também é o primeiro de cinco eventos confirmados nos Estados Unidos nesta temporada.

Las Vegas é a segunda etapa quatro estrelas da atual temporada. Desde 2017, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) classifica os torneios de uma a cinco estrelas, de acordo com a premiação e o número de pontos que oferecem. Nas etapas da temporada 18/19, que começaram em setembro, o Brasil já conquistou quatro medalhas.

Mais em Vôlei de Praia