Siga o OTD

Vôlei de Praia

Classificatório define últimas vagas para a etapa de Vila Velha

Divulgação/CBV

A etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-19, em Vila Velha (ES), começou nesta sexta-feira (19.10) definindo os últimos times da fase de grupos. Três equipes em cada gênero venceram seus jogos pelo classificatório na Praia da Costa e avançaram. Outros nove times já estavam garantidos na competição pelo ranking de entradas.

No naipe feminino, 21 duplas disputaram as três vagas disponíveis em 18 partidas. Avançaram Maria/Emanuely (MG), Manuela Niemeyer/Marcelle (RJ) e Giovanna/Giovanna (RJ). Cada dupla precisou vencer três partidas eliminatórias seguidas para ficar com a classificação.

Já estavam classificadas Maria Clara/Ana Beatriz (RJ), Helena/Lari (SC), Thainara/Millena (RN), Fernanda/Rafaela (BA), Duda/May (PR), Aninha/Carol (MS), Giovana/Pamella (PB), Ana/Isabella (SP) e Blenda/Thamela (ES, wild card).

Entre os homens, 19 times disputaram as três vagas em 16 jogos, com classificação de Patrik/Mateus (PR), Pablo/Raphael (PB) e Johan/Lucas (RJ). Com exceção dos paraibanos, que passaram a primeira rodada por bye e jogaram duas vezes, as outras duas duplas entraram em quadra três vezes para conseguirem a vaga na fase de grupos.

Os nove times que já estavam garantidos pelo ranking são Juan/Victor (MG), João/Gabriel (PR), Wudney/Neto (SE), Gustavo/Gui (MS), Thiago/Thiego (PB), João Vitor/Divino (DF), Eduardo/Euller (SC), Gabriel/João Pedro (RJ) e Gustavo/Marcos (ES, wild card).

Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-21, o Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times ao longo do ano.

O torneio é formado por 12 duplas em cada gênero, agrupadas em quatro chaves com três times. Nove deles já estão classificados à fase principal pelo ranking de entradas, baseado no desempenho dos torneios anteriores, ou wild card (convite). Outros três times entram na fase principal pelo classificatório, em jogos eliminatórios no primeiro dia (sexta-feira).

Após a fase de grupos, os líderes de cada chave vão direto às quartas de final, sem terem que disputar a repescagem, casos de segundos e terceiros colocados. Na sequência, a competição segue em eliminatória simples, com semifinais e disputas de medalha.

Rio de Janeiro, no naipe feminino, e a Paraíba, no naipe masculino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).

Mais em Vôlei de Praia