Siga o OTD

Volta Olímpica

Brasil faz 3 a 0 na Sérvia e vai à quinta final seguida

Com saque e bloqueio funcionando, time despacha sérvia em sets diretos e espera decisão contra vencedor de Polônia e Estados Unidos.

Divulgação

Era uma semifinal de Campeonato Mundial, tinha tudo para ser um jogo muito equilibrado. Mas o Brasil conseguiu uma vitória que, pelo placar, pode ser chamada de tranquila, por 3 a 0, parciais de 25/21, 25/22 e 25×22. O time, agora, espera o vencedor de Polônia e Estados Unidos, que jogam ainda neste sábado. A final será neste domingo, às 16h15 de Brasília.

+CONFIRA A TABELA DO MUNDIAL MASCULINO DE VÔLEI

É a quinta final seguida do Brasil em Mundiais. Em 2002, foi campeão em cima da Rússia, em 2006 passou pela Polônia e, quatro anos depois, derrotou Cuba na decisão. Há quatro anos, o time perdeu o título para a Polônia.

” O saque mais agressivo da competição é o da Sérvia, e a gente sabe as características de cada um. A gente sabe que a gente ia tomar ponto de saque, que eles iam fazer pontos seguidos. O mais importante era ser impecável quando eles aliviam. Quando eles entram com a bomba, aí paciência. A gente tinha que evitar erros, e conseguimos – disse Renan.

O bloqueio, que até então não vinha se apresentando tão bem no Mundial, foi essencial no triunfo sobre a Sérvia. Foram nove pontos no quesito, três deles seguidos em um momento importante do segundo set. O saque também entrou, principalmente com Bruninho e Lucão, quebrando o passe sérvio.

Wallace, grande destaque do Brasil nos último anos e que está fazendo um bom Mundial, não esteve em um grande dia. Foi bloqueado diversas vezes, e Renan colocou Evandro em seu lugar em algumas oportunidades, e na segunda metade do terceiro set em diante.

Douglas, então, passou a ser a bola de segurança da seleção. Nos momentos mais difíceis, Bruninho e William acionavam o ponteiro de 23 anos. E ele, apesar de ser bloqueado em algumas oportunidades, cumpriu muito bem a função, virando bolas importantíssimas. As bolas de meio com Maurício e Lucão também funcionaram muito bem.

O início do Brasil foi arrasador. Com dois pontos de saque de Bruninho, a seleção abriu 3 a 0 e se manteve sem nenhum erro na virada de bola até o 16 a 11. Ali, após o tempo técnico, a Sérvia conseguiu quatro pontos seguidos, com duas falhas seguidas de Wallace. No fim da parcial, Evandro e William entraram no lugar de Bruno e Wallace, o oposto anotou dois pontos importantes. No fim, o saque de Lipe e a regularidade de Douglas fizeram a diferença, 25 a 22.

A segunda parcial começou com uma boa série de saques de Lucão, que deixou o Brasil com 4 a 2. Os times seguiram trocando pontos, sempre com a seleção brasileira com vantagem. Aí, com três bloqueios seguidos, dois de Lucão e um de Maurício, o time abriu 19 a 15 e encaminhou a vitória. No fim, 25 a 22.

O terceiro set começou com a Sérvia na frente, 4 a 1, com três bloqueios. Mas o Brasil, na mesma moeda, conseguiu igualar 6 a 6. Os europeus abriram 9 a 6, e Bruninho e Wallace deram lugar a William e Evandro. Logo, 9 a 9, mas, em seguida os europeus voltaram a abrir 15 a 12. Mas a seleção anotou quatro pontos seguidos e voltou a liderar, 16 a15. No fim do set, a bola de meio do Brasil e os erros da Sérvia fizeram a diferença. Vitória brasileira.

Mais em Volta Olímpica