Siga o OTD

Vôlei

Brasil perde para os EUA e fica fora do pódio na Liga das Nações

Divulgação/FIVB

Brasil começa mal todas as parciais, sofre com a virada de bola e acaba perdendo para os Estados Unidos e fica fora do pódio da Liga das Nações

Na primeira edição da Liga das Nações, a seleção brasileira não foi ao pódio. Neste domingo, o time comandado por Renan Dal Zotto perdeu a disputa do bronze para os Estados Unidos por 3 a 0, parciais de 25/21, 28/26 e 28/26. Agora, a equipe se prepara para o Campeonato Mundial, principal competição do ano, que tem início em setembro.

+CONFIRA A TABELA DA LIGA DAS NAÇÕES MASCULINA

Na primeira edição da Liga das Nações, a seleção brasileira não foi ao pódio. Neste domingo, o time comandado por Renan Dal Zotto perdeu a disputa do bronze para os Estados Unidos por 3 a 0, parciais de 25/21, 29/27 e 25/XX. Agora, a equipe se prepara para o Campeonato Mundial, principal competição do ano, que tem início em setembro.

É inegável que a seleção fez, neste domingo, um jogo melhor do que na semifinal contra a Rússia, no sábado. Mas ainda há muito o que evoluir até o Campeonato Mundial, em setembro. Principalmente se os quatro ponteiros que estão lesionados – Lucarelli, Rodriguinho, Lipe e Maurício – voltarem.

Os ponteiros que jogaram neste domingo, Lucas Loh e Douglas, viraram poucas bolas de ataque. Douglas fez quatro pontos, Lucas três. Como comparação, Wallace, oposto, fez 15 pontos de ataque, e Lucão, central, dez.

Vontade não faltou ao time. Amigos há anos, Bruninho e Lucão tiveram uma discussão no primeiro set. Em uma bola que tocou no bloqueio brasileiro, o central não conseguiu ir buscar. Bruninho reclamou, Lucão falou “Não dava, não dava”, e o levantador seguiu a conversa, dizendo que a defesa era possível. Éder foi falar com Bruninho. Uma discussão de jogo, mas chamou a atenção no fim da primeira parcial.

No primeiro set, o Brasil sofreu com o bloqueio americano, que anotou quatro pontos. A seleção conseguiu equilibrar o jogo, mas os Estados Unidos fecharam em 25 a 21. Os americanos cederam sete pontos em erros para o Brasil, que até conseguiu um bom padrão nas viradas de bola, mas o saque e bloqueio não entraram. E, claro, Matthew Anderson mostrou que estava inspirado, com oito pontos.

Na segunda parcial, os americanos abriram 4 a 0 logo de cara, com dois erros do passe brasileiro. Mas, em seguida, o Brasil encostou, após um rali em que Wallace foi acionado quatro vezes até finalmente Douglas colocar a bola no chão. Os americanos seguiam sempre com um ou dois pontos de vantagem, e a seleção sempre jogava atrás no placar.

Em um momento, o Brasil chegou a anotar três pontos, os jogadores vibraram, mas os americanos sempre seguiam com vantagem. Aí, no saque de Wallace, o time conseguiu três pontos seguidos e finalmente assumiu o comando no placar, 17/16. Mas, a alegria durou pouco. Após uma série de erros dos brasileiros, os americanos viraram novamente, abrindo 23 a 21. Após uma bela jogada de Bruninho com Lucão em um contra-ataque, o time salvou um set point para empatar em 24 a 24. Mas, em um bloqueio em Wallace, os americanos fecharam em 29/27.

No terceiro set, os americanos, assim como nas duas parciais, abriram frente. E O Brasil foi buscar, no saque de Bruninho, saindo de 12 a 9 para 12 a 12. Mas, aproveitando melhor as viradas de bola, o time americano conseguiu abrir de novo uma vantagem, 19 a 16. O Brasil conseguiu encostar no fim do ser, salvou três sets points, mas acabou derrotado por 28 a 26.

Mais em Vôlei