Siga o OTD

Vôlei

Champions League de vôlei masculino define os 12 classificados para os playoffs

A sexta rodada da Champions League de vôlei masculino definiu os três classificados que faltavam para os playoffs da competição. Os poloneses Skra Bełchatów e Asseco Resovia Rzeszów e o turco Istanbul BBSK se juntam aos outros nove que já tinham garantido a vaga. Dos brasileiros campeões olímpicos que participam da competição, Maurício Borges, do Arkas Izmir, continua no torneio, enquanto Lipe, do Halkbank Ankara, se despediu sem ter ganho nenhuma partida sequer.

O Skra Belchatow teve um confronto direto contra o Craiova, da Romênia, pela segunda vaga do Grupo D. Jogando em casa, a equipe polonesa venceu por 3 sets a 0 com parciais de 26/24, 25/18 e 25/14 e garantiu a classificação. O resultado eliminou o adversário, que não conseguiu ficar entre os melhores terceiros colocados.

O Craiova terminou empatado com os mesmos sete pontos do Istanbul BBSK, terceiro colocado do Grupo A, e também no set average. Mas no point average, a equipe turca levou vantagem por 0,945 a 0,915, apenas 0,03 de diferença.

O resultado era considerado um tanto improvável antes da rodada começar, já que para ter chances o Istanbul BBSK precisava vencer o Zaksa Kedezierzyn-Kozle, da Polônia, que estava invicto com cinco vitórias em cinco jogos até então. Mas a equipe turca se superou e acabou com a invencibilidade do rival ao fazer 3 a 1 com parciais de 25/23, 16/25, 25/22 e 26/24. A inesperada vitória combinada com os 3 a 0 sofridos pelo Craiova acabou dando a classificação para o time.

Apesar da derrota para o Istanbul BBSK, o Zaksa Kedezierzyn-Kozle não perdeu a primeira colocação do Grupo A, já que o vice-líder Dínamo Moscou não podia mais alcançá-lo. Na sexta rodada da Champions League de vôlei masculino, o time russo venceu o Noliko Maaseik, da Bélgica, por 3 a 2.

O terceiro a se classificar nesta quarta-feira foi o Asseco Resovia Rzeszów, também da Polônia, que derrotou o lanterna e já eliminado Dukla Liberec, da República Tcheca, por 3 a 1 (20/25, 25/18, 25/19 e 25/18) e garantiu o terceiro lugar do Grupo B. Com oito pontos, ficou com a vaga como segundo melhor terceiro.

Entre os brasileiros, o Arkas Izmir, de Maurício Borges, caiu diante do Zenit Kazan, da Rússia, em São Petersburgo, por 3 sets a 0 com parciais de 25/15, 26/24 e 25/16. Com o resultado, o time russo, que é o atual vice-campeão mundial, terminou o Grupo C na liderança com seis vitórias em seis jogos e 100% de aproveitamento, melhor campanha da fase de grupos da competição.

O destaque da partida foi Maxim Mikhailov, do Zenit Kazan, com 15 pontos. Apesar da derrota, Maurício Borges teve boa atuação. O campeão olímpico teve o melhor aproveitamento na recepção com 24% de acerto no fundamento. Além disso, marcou sete pontos, seis de ataque e um de bloqueio. O Arkas Izmir já estava classificado para os playoffs e terminou o Grupo C na segunda colocação com quatro vitórias e duas derrotas. No outro jogo da chave, o VFB Friedchshafen, da Alemanha, tinha chances matemáticas para se classificar como um dos melhores terceiros, mas perdeu para o laterna e já eliminado Paris Volley, da França, por 3 a 2.

Já Lipe se despediu da Champions League com mais uma derrota. Seu time, o Halkbank Ankara, da Turquia, perdeu todos os jogos da fase de grupos e terminou na lanterna de sua chave. Nesta quarta-feira, a equipe foi derrotada pelo Perugia, da Itália, líder do Grupo E, por 3 sets a 1. O time do brasileiro chegou a ganhar o primeiro set por 25/23, mas levou a virada por 25/18, 25/20 e 25/16.

O lance abaixo mostra quanta dificuldade o time de Lipe teve pela frente. A jogada aconteceu no segundo set e o Halbank sofreu demais para conseguir pontuar, tamanha a quantidade de defesas incríveis feitas pelo time do Perugia.

Apesar da derrota do Halkbank Ankara, Lipe conseguiu se destacar. Com 15 pontos, todos eles marcados no ataque, o campeão olímpico foi o segundo maior pontuador da partida. Além disso, com 12% de aproveitamento foi um dos jogadores com a melhor média de recepção.

No outro jogo da chave, o Belogorie Belgorod, da Rússia, derrotou o Knack Roeselare, da Bélgica,  por 3 a 1 com parciais de 25/20, 25/20, 15/25 e 25/17 e se classificou com o segundo lugar da chave. Já o time belga, que somou nove pontos, ficou com a vaga nos playoffs como o melhor entre os terceiros colocados.

Pelo Grupo B, Cucine Lube Civitanova, da Itália, e o Berlin Recycling Volley, da Alemanha, chegaram à sexta rodada da Champions League de vôlei masculino empatados com os mesmos 12 pontos. O duelo entre eles serviu para definir o primeiro colocado da chave. Melhor sorte tiveram os italianos, que venceram por 3 a 0 (25/14, 25/23 e 25/15). Veja os melhores momentos da partida

Para fechar a sexta rodada da Champions League de vôlei masculino, o Volley Ljubjana, lanterna do Grupo D, aprontou uma surpresa ao derrotar o Azimut Modena por 3 a 2. Foi a primeira derrota do time italiano na competição.

A primeira fase de playoffs da Champions League de vôlei masculino será disputada entre 14 e 23 de março. Os confrontos serão sorteados nesta sexta-feira entre os 12 classificados: Zaksa Kedezierzyn-Kozle, Skra Bełchatów e Asseco Resovia Rzeszów, da Polônia;Belogorie Belgorod, Zenit Kazan e Dínamo Moscou, da Rússia; Arkas Izmir e Istanbul BBSK, da Turquia; Azimut Modena e Cucine Lube Civitanova, da Itália; Berlin Recycling Volleys, da Alemanha; Knack Roeselare, da Bélgica.

Dos 12 classificados, seis passam à segunda fase de playoffs, que vão definir os três que se juntam no Final 4 ao Perugia, que foi o primeiro colocado do Grupo E, mas que não precisa passar pelo mata-mata por ser o representante do país-sede, já que a fase final será disputada em Roma, na Itália.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei