Siga o OTD

Vôlei

Com 25 pontos de Tandara, Brasil quebra invencibilidade da Turquia

Divulgação FIVB

Por 3 sets a 1, Brasil vence Turquia e chega a terceira vitória consecutiva na Liga das Nações feminina

Depois de começar a Liga das Nações com uma derrota para a Alemanha, a seleção feminina de vôlei derrotou mais um adversário, o terceiro em seguida. A última vítima foi a Turquia, que mesmo jogando em casa, nesta terça-feira (22), saiu derrotada por 3 sets a 1, parciais de 25/17, 25/19, 23/25 e 25/21.Destaques para o saque brasileiro, principalmente Amanda, para os bloqueios de Bia e Carol, e para a maior pontuadora da partida: Tandara com 25 pontos.

+ CONFIRA A TABELA DA LIGA DAS NAÇÕES FEMININA

O jogo começou da pior maneira possível para o Brasil. Uma bola fácil caiu na quadra brasileira sem que ninguém chegasse perto. Será que as meninas do Brasil entraram desatentas? Que nada, quem entrou desconcentrado foi o time turco.

Com um saque muito bem executado, principalmente de Amanda, as brasileiras estragaram, de cara, a recepção turca. E isso mexeu demais com ânimo e os erros da Turquia começaram a se somar. Tanto que a arbitragem anotou uma infração de posicionamento das turcas, uma coisa difícil de acontecer no vôlei de alto nível.Por sua vez, o Brasil sobrava com Tandara na virada de bola e com os bloqueios de Adenízia. A vantagem só aumentava e o técnico da Turquia não sabia mais o que fazer. E não teve jeito o domínio durou o primeiro set todo e o Brasil ganhou por 25 a 17.

Jogando em casa, a Turquia precisava reagir. E os primeiros pontos do segundo set foram muito disputados e tudo ficou igual até o 4 a 4. Bastou uma recepção errada, um passe mal feito e a Turquia voltou a se perder em quadra. E depois de uma invasão por baixo da Turquia, o Brasil chegou a abrir 10 a 4.

Mas o Brasil caiu de desempenho e a Turquia parou de errar. O set que parecia caminhar para uma vitória tranquila do Brasil engrossou e Turquia empatou em 17 a 17. Foi aí que Zé Roberto Guimarães pediu um tempo e acalmou as coias. Drussyla fez ponto de tudo quando é jeito e o Brasil voltou a ficar em vantagem.E jogando com vantagem, a seleção deslanchou no set, marcou oito pontos, só cedeu dois e venceu o segundo set por 25 a 19.

Com dois sets a zero, o Brasil sabia que não podia relaxar, já que as turcas nunca desistem. E não é que elas vieram com tudo. A recepção brasileira começou desatenta e a Turquia abriu 6 a 2. O momento era turco, a torcida tinha voltado pra partida e o Brasil deu umas vaciladas.Mas a seleção ainda estava no jogo e empatou em 10 a 10. E as seleções passaram a trocar pontos e vantagens, mas sem que nenhuma delas abrisse muito no placar. E assim foi até o 21 a 21. Mas três erros brasileiros colocaram a Turquia em vantagem, e as donas da casa não perderam a chance de fechar o terceiro set: 25 a 23.

Com 2 a 1, a partida mudou totalmente. Agora a Turquia vinha em uma crescente, enquanto o Brasil tentava se recuperar no jogo. E o quarto set foi o mais equilibrado. Nenhuma equipe escapava no placar. Mas uma sequência fantástica de defesas e bloqueios fez o Brasil disparar e abrir uma vantagem de 17 a 11.

Carol entrou muito bem no lugar de Adenízia e até levantamento fez. A Turquia parecia a mesma do início da partida, perdida em quadra e sem poder de reação. O Brasil foi administrando a partida, tomando alguns susto aqui e lá, e Zé Roberto até teve que pedir um tempo quando a Turquia encostou em 23 a 21.Mas a seleção jogava melhor e não deu chance para o azar: 25 a 21 e fim de papo. Agora somente a Holanda está invicta na Liga das Nações.

Mais em Vôlei