Siga o OTD

Vôlei

Prata de 2012 no vôlei pode virar ouro por causa do escândalo de doping na Rússia

A revelação foi feita pelo ídolo Giba no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo. Em virtude do escândalo de doping na Rússia que, segundo relatório da Wada (Agência Mundial Antidoping) “corrompeu os Jogos Olímpicos de Londres em uma escala sem precedentes”, o Brasil pode herdar a medalha de ouro de 2012 no vôlei masculino. Na oportunidade, a Seleção de Bernardinho foi derrotada pelos russos por 3 sets a 2 em uma partida extremamente equilibrada.

“Sete [jogadores, supostamente envolvidos em caso de doping]. A gente está lutando bastante, essa semana vou para FIVB (Federação Internacional de Vôlei) para ver como podemos pedir esta medalha, qual é o procedimento correto”, declarou o jogador no programa.

Giba, que era o capitão do time em 2012, viaja à Suíça esta semana para tratar do assunto

“Aproveitando para explicar minha declaração no Esporte Espetacular: esta semana estou indo para a Suíça, na sede da Federação Internacional de Vôlei, para sentar com os departamentos de doping e jurídico para entender e ratificar os supostos problemas com doping dos russos em 2012 e trazer as respostas para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), então, analisar e dar entrada no pedido de punição e revisão das medalhas de Londres”, explicou melhor Giba em sua conta no instagram. Além de capitão da Seleção Brasileira na Olimpíada de 2012, o ex-jogador é atualmente presidente da comissão mundial dos atletas da FIVB.

O técnico Bernardinho, que dirigiu a Seleção Brasileira de vôlei masculino nas Olimpíadas de 2004 a 2016, que foi o principal homenageado do programa, está na expectativas do que será resolvido pelas autoridades competentes.

“Não cabe a nós decidir, (cabe) ao Comitê Olímpico. Cabe ao comitê Internacional, a FIVB, e vamos ver o que vão decidir, se for merecido, a gente ganha”, afirmou Bernardinho.

O relatório final da Wada a respeito sobre o esquema de doping russo que teria, inclusive, envolvimento do governo, foi feito pelo jurista canadense Richard McLaren e divulgado no final de 2016. As investigações continuam em sigilo, mas já houve a confirmação da presença do jogador de vôlei Dmitriy Muserskiy. O jogador de 2m18 foi destaque na vitória russa na final de 2012.

Em comunicado oficial feito à época em que surgiram as primeiras acusações de que atletas russos do vôlei masculino jogaram a Olimpíada de Londres dopados, o presidente da FIVB, Ary Graça, afirmou que a entidade não iria tolerar qualquer irregularidade comprovada.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei