Siga o OTD

Vôlei

Confrontos das quartas de final colocam fogo na Superliga

João Pires/Fotojump

Os duelos das quartas de final da Superliga Feminina 2017/18 prometem ser muito disputados. O OTD analisou cada confronto e apontou suas apostas para quem avança às semifinais do torneio. 

Após 22 rodadas de disputa da Superliga Feminina 2017/18, os 8 melhores times foram definidos na rodada de sexta-feira (5). Segundo as normas de disputa do torneio, o melhor time pega o pior, o 2º enfrenta o 7º e assim segue. Definidos os confrontos, a CBV divulgou as datas dos jogos e o OTD resolveu analisar cada um dos embates que começam nesta sexta (9).

+CONFIRA AS NOTÍCIAS DA SUPERLIGA 2017/18

+CONFIRA A TABELA COMPLETA DA SUPERLIGA FEMININA 2017/18

PRAIA CLUBE X VÔLEI BAURU

O 1º duelo das quartas de final da Superliga coloca frente a frente as líderes absolutas do torneio, que perderam apenas um jogo na temporada regular, e o time da jogadora que causou um reboliço no vôlei brasileiro. Em Praia Clube x Bauru, Tiffany vai ser colocada à prova por mais uma vez.

A 1ª jogadora transsexual a atuar na Superliga Feminina fez história no confronto entre os times no returno. Ela bateu o recorde de pontos da história do campeonato, com 39, e foi decisiva ao levar o jogo ao tie-break, vencido pelo Praia Clube. Nas quartas, o Praia chega de vitória contra o Barueri, mas com o gosto amargo da 1ª derrota, ainda recente, contra o vice-líder do Sesc Rio. O Bauru, no entanto, também não vem bem. Na última rodada, acabou derrotado pelo São Caetano e ultrapassado pelo Pinheiros.

No duelo contra o Barueri, Fabiana afirmou ao OTD que o Praia não entrará na disputa com ‘salto alto’: “Não considero nosso time o favorito, estamos treinando e buscando chegar no nosso grande objetivo que é a final.” Tirando a pressão do líder da temporada regular: “Sabemos que a fase final é um páreo duro, vêm muitas equipes grandes por aí”. O comandante Paulo Coco seguiu na mesma linha de raciocínio: “Acho que os grandes favoritos vão ser sempre Rio e Osasco, afinal, estão preparados e acostumado a esse momento”. Ainda confirmou o potencial do seu time: “Estamos buscando uma conquista inédita.”

O 1º confronto acontece no dia 9 de março, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru. O jogo da volta no ginásio do Praia, no dia 16 de março, em Minas Gerais.

Aposta do OTD: Praia Clube

SESC-RJ X E.C PINHEIROS

Também nesta sexta-feira (9), o 2º colocado enfrenta o 7º nas quartas de final. O Sesc-RJ, que viveu altos e baixos no final da temporada, enfrenta a equipe do Pinheiros, que deposita suas expectativas na 2ª maior pontuadora da Superliga Feminina, Bruna Honório.

O Pinheiros é um dos times que avançaram na Superliga que confia muito em uma só jogadora de seu plantel. Em todas as partidas, a mais procurada pela levantadora Bruna Costa sempre foi sua xará, Bruna Honório. Não à toa, a ponteira é a 2ª maior pontuadora da liga em números de pontos e a 3ª, quando se trata da média de pontos por set, atrás apenas dos fenômenos Tandara e Tiffany. No duelo contra um time tão completo quanto o do Rio de Janeiro, a aposta em uma só atleta pode não ser o suficiente, como não foi na temporada regular, com duas derrotas por 3 a 1 e 3 a 0.

O Sesc-RJ bateu o Pinheiros por 3 sets a 0 no duelo do returno da Superliga // Divulgação

Se algo alimenta a esperança dos pinheirenses, é a fase do Sesc-RJ. O time que seguiu o Praia Clube rodada após rodada finalizou a temporada em meio a uma montanha russa de emoções. A 1ª decepção veio na derrota por 3 sets a 0, em casa, contra o Minas, quando o time sofreu com um apagão e foi atropelado por Carol Gattaz e cia. Além disso, no confronto seguinte entre as equipes, as mineiras continuaram superiores e venceram o Sul-Americano em cima das cariocas, garantindo-se no Mundial. A redenção, no entanto, veio em vitórias importantes contra o Praia Clube e o Osasco, fechando sua participação na temporada regular.

O 1º jogo acontece nesta sexta-feira (9), às 21h30, no ginásio Henrique Villaboin, em São Paulo. O retorno é na Jeunesse Arena, uma semana depois, no mesmo horário.

Aposta do OTD: Sesc-RJ

MINAS X FLUMINENSE

A tabela da Superliga Feminina pode enganar nesse final de temporada. Apesar de premiar o mais constante durante as 22 rodadas, quem chega com maior força às fases finais não ocupa a liderança. O Minas, embalado pelas conquistas recentes e pelas vitórias importantes, vem para os playoffs com o voleibol mais bem jogado no momento.

O time do Minas encaixou como um todo no momento mais importante do campeonato. O elenco mineiro tem se mostrado muito capaz e recheado de opções. Atrelado ao crescimento de produção da central Carol Gattaz, a levantadora Macris tem confirmado tudo que se esperava dela na temporada e trabalhado em perfeita sintonia com as extremos Destinee Hooker, Rosamaria e Priscila Daroit. Última contratada, Sonja Newcombe começou tão bem que colocou Pri Daroit no banco, consertando os problemas de fundo de quadra. No último jogo, em entrevistas ao OTD, as meninas do Minas comentaram sobre suas expectativas para os playoffs e a ponteira Daroit deixou avisado: “Não existe time imbatível”.

O Fluminense se classificou em 6º lugar com uma campanha um tanto quanto irregular. O time não conseguiu engrenar durante boa parte da Superliga, mas contou com boa sequência de vitórias para garantir os pontos necessários para o avanço. 2ª melhor bloqueadora da liga, Letícia Hage é a incumbida de incomodar o ataque potente do Minas. A ponteira experiente Renatinha é outra que pode incomodar o time mineiro.

O confronto acontece no sábado (10), às 10h30, no Hebraica, no Rio de Janeiro. Já a volta é no dia 17, às 15h, na Arena Minas.

Aposta do OTD: Minas

OSASCO X BARUERI

No último confronto das quartas de final, um clássico paulista disputadíssimo. Grandes nomes do voleibol mundial estarão em quadra no duelo que promete ser o mais quente das quartas-de-final. Se na temporada regular o Osasco venceu os dois confrontos, a batalha que começa no domingo (11), está recheada de expectativas por ambos os lados.

O que torna o clássico tão disputado nas quartas é o momento que vivem as equipes. O Barueri, comandado pelo consagrado técnico da seleção brasileira, Zé Roberto, encaixou no final da temporada e conseguiu sequência de 6 vitórias com campeãs olímpicas em seu plantel e contratações que ajudaram a mudar o estilo de jogo da equipe.  Jacqueline, que tem tido um crescimento exponencial de produção, fazendo com que seja especulado o seu retorno à Seleção, estará acompanhada de Thaísa, a central de nível mundial que se recuperou de lesão há pouco e vem atuando com mais frequência. Além da dupla, a levantadora americana Carli Lloyd elevou o time de São Paulo à outro patamar. Adaptada ao Brasil, a polonesa Katharina Skowronska também é outra que vem atuando muito bem no final da temporada. No entanto, o desempenho contra os 4 primeiros na Superliga foi pífio, 8 jogos e 8 derrotas.

Nove pontos atrás do líder, Osasco domina seleção da Superliga feminina

A ponteira Tandara Caixeta é a maior pontuadora da Superliga / Divulgação

Do outro lado da quadra estará nada mais, nada menos do que um dos gigantes do voleibol mundial. O time do Osasco quer reassumir o posto de Campeão da Superliga e tem força para isso. Apesar das derrotas contra os líderes do Praia e do Rio, o time osasquense domina o Time dos Sonhos da CBV, com Nadja Ninkovic, a central Bia e a maior pontuadora da liga, Tandara. A ponteira, inclusive, é a grande esperança de pontos do time de Luizomar, que tem a maior pedreira pela frente entre os quatro primeiros colocados. O confronto é quase impossível de se apontar um favorito e deve ser um dos únicos a ir ao 3º jogo.

O 1º jogo é no domingo (11), às 10h30, no José Liberatti, enquanto a volta acontece no José Correa, uma semana depois.

Aposta do OTD: Osasco

Mais em Vôlei