Siga o OTD

Vôlei

Natália faz 19 pontos e Fener estreia com vitória na Champions

Divulgação

Natália joga muito, faz 19 pontos e Fenerbahce estreia com vitória por 3 sets a 1 sobre o Agel Prostejov (CZE) na Champions League de Vôlei Feminino.

Nesta terça-feira (12), o Fenerbahce, da brasileira Natália, estreiou com vitória na Champions League de Vôlei Feminino. Após um primeiro set ruim, a equipe turca aos poucos foi se encontrando e conseguiu superar o Agel Prostejov por 3 sets a 1, em parciais de 20/25, 25/14, 25/19 e 25/21. A uzbeque Rahimova, com 26 pontos, e Natália, com 19, foram os grandes destaques do jogo.

O jogo

O primeiro set foi atípico para a equipe do Fenerbahce. Grande exemplo disso é que o time não conseguiu nenhum bloqueio, mesmo com jogadoras muito boas no fundamento. Por isso e com Weiss inspirada no saque, elas saíram derrotadas por 25 a 20 na primeira parcial.

A segunda parcial foi a mais desequilibrada do jogo. A equipe tcheca teve um apagão e o Fenerbahce dominou totalmente as ações da partida. Simultâneo a isso, Rahimova, Eda e Natália iam entrando no jogo e a vantagem grande de pontos, aberta no começo do set, foi mantida e sendo ampliada até o final para o time turco empatar o jogo em 1 a 1.

No terceiro set, o Fenerbahce conseguiu uma boa vantagem de 5, 6 pontos logo no início. Rahimova era a mais acionada. Mas, um fator que ajudou muito foram os bloqueios de Jerkov, que fechou a partida com 6, e Eda, que fechou com 3. Isso desequilibrou o set e fez com que o Fenerbahce não fosse ameaçado em nenhum momento para fechar a parcial em 25 a 19 e virar a partida.

A última parcial foi cheia de tensão. As duas equipes se alternavam na liderança. Prova do equilíbrio até o final é de que o Prostejov abriu 21 a 19, antes de tomar 6 pontos seguidos e perder o jogo. Neste set, Natália brilhou muito. A brasileira foi a mais acionada do time no ataque e, praticamente, não errou, subindo seu aproveitamento para 52% nas bolas que recebeu.

Estatísticas

Aces: Fenerbahce 4 x 2 Prostejov
Erros: Fenerbahce 26 x 16 Prostejov
Bloqueios: Fenerbahce 17 x 7 Prostejov
Ataques: Fenerbahce 58 x 44 Prostejov

A brasileira Natália finalizou o jogo com 19 pontos, sendo 16 de ataque, 2 de bloqueio e 1 ace. Ela teve aproveitamento de 77% na recepção e 52% no ataque.

Champions League de Vôlei Feminino

Os clubes foram divididos igualmente em quatro chaves. Assim, o Grupo A conta com Volei Alba Blaj, da Romênia; Voléro Zürich, da Suíça; Developres SkyRes Rzeszow, da Polônia; e Asptt Mulhouse, da França. Agel Prostejov, da República Tcheca; Fenerbahce, da Turquia; Imoco Volley Conegliano, da Itália; e o também italiano AGIL Volley compõem o Grupo B. No C, estão o sérvio Vizura Ruma; o polonês Chemik Police; o búlgaro Maritza Plovdiv e o russo Dinamo Kazan. Por fim, Grot Budowlani Lodz, da Polônia; Dinamo Moscou, da Rússia; VakifBank e Galatasaray, ambos da Turquia, aparecem no Grupo D.

Além de Natália, outras brasileiras também disputam a competição europeia. Entre elas, estão Mariana Thomaz de Aquino e Renata Maggioni, defendendo o Volei Alba Blaj; e Samara Rodrigues de Almeida pelo Voléro Zürich.

A Itália é o país com mais títulos no torneio. Ao todo, as equipes italianas conquistaram oito troféus – o Volley Bergamo é dono de quatro desses, conquistados em 2005, 2007, 2009 e 2010. Outra grande potência é a Turquia, com o VakifBank, que foi vitorioso nas edições de 2011, 2013 e 2017. O Fenerbahce, de Natália, conquistou o título em 2012.

Os jogos desta fase da Champions League de Vôlei feminino 2018 acontecem até 27 de fevereiro – confira todas as partidas aqui. Os playoffs começam em 20 de março e vão até 5 de abril.

Mais em Vôlei