Siga o OTD

Vôlei

Pinheiros vence e Minas chega à segunda derrota na Superliga

Orlando Bento / Minas Tênis Clube.

Equipe paulista vence no tie-break e chega à segunda vitória em dois jogos; Em contradição, Minas segue sem vencer na Superliga.

Um jogaço foi visto na Arena Minas na tarde deste sábado (21). Em partida válida pela Superliga 2017-18, o Minas Tênis Clube recebeu o Pinheiros e foi surpreendido com uma derrota de 3 sets a 2, parciais de 19/25, 25/21, 9/25, 25/23 e 15/12. Assim, a equipe paulista alcançou a segunda vitória em duas rodadas disputadas, enquanto o Minas chegou à segunda derrota.

O jogo foi marcado por grande equilíbrio na reta final. No entanto, no primeiro set, por exemplo, o domínio foi total do Camponesa/Minas. Com grande atuação de Rosamaria, a equipe mineira se manteve a frente durante todo o primeiro set, sempre com uma vantagem entre 5 e 7 pontos. Assim, a equipe conseguiu fechar a parcial em 25/19.

O segundo set começou com mais equilíbrio. As equipes alternavam-se na liderança. O set chegou a ficar empatado em 21 a 21. No entanto, após a largadinha de Vanessa e o 22º ponto, o Pinheiros deslanchou e fechou em 25 a 21.

O terceiro set foi o mais desigual. O Pinheiros errava muito e parava no bloqueio forte do time mineiro. Carol Gattaz, que fez grande partida, estava implacável neste fundamento. Assim, o set foi finalizado em 25/9 para as donas da casa, com domínio absoluto.

Sem desanimar, o Pinheiros voltou com ritmo forte para o quarto set e, com mudanças na formação, fez 4/2. No erro do adversário, a equipe da capital paulista abriu três de vantagem em 8/5. Milka marcou 11/8. Na jogada seguinte, seu time errou, o placar foi a 12/8 e o técnico do Minas pediu tempo. Em boa passagem de Rosamaria pelo saque, o Camponesa/Minas reagiu e encostou no placar: 12/13. Pri Daroit atacou na entrada de rede e deixou tudo igual (14/14). O Pinheiros voltou a abrir (17/14) e Lavarini pediu tempo. No entanto, o time de São Paulo seguiu bem e fez 19/15. Depois disso, novamente o jogo ficou empatado em 20/20. As visitantes voltaram a abrir e, com Vanessa, fizeram 23/20. O time da casa voltou a encostar no placar (23/24), mas o Pinheiros fechou em 25/23.

O set decisivo começou bastante disputado. Bruna marcou 3/2 para o Pinheiros. A equipe paulista colocou dois de vantagem com Milka: 6/4. Neste momento, o treinador do Camponesa/Minas pediu tempo. Na volta, o Pinheiros marcou mais um (7/4). Bruna pontuou mais uma vez neste tie-break e levou o time visitante a 9/6. A equipe mineira reagiu e encostou no placar em 8/9. O Minas ainda chegou ao ponto de empate (9/9). O Pinheiros voltou a colocar vantagem (12/10) e fechou o jogo em 15/12.

Apesar do resultado negativo, a oposto do time mineiro, Rosamaria, foi a maior pontuadora, com 23 acertos (21 de ataque e dois de bloqueio). Na equipe paulistana, a central Milka foi quem mais pontuou, com o total de 17 pontos (13 de ataque, três de bloqueio e um de saque).

A levantadora do Pinheiros, Diana, recebeu o maior número de votos no site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e, por isso, foi premiada com o Troféu VIvaVôlei CIMED, de melhor jogadora da partida. Ao receber o prêmio, no entanto, a jogadora dividiu com a central Milka e com a outra levantadora da equipe, Bruninha.

“Sabemos das dificuldades que nós e todos os times vão enfrentar, estamos acompanhando todos os jogos da Superliga e sabemos que não está fácil para nenhuma equipe. Hoje, nossa atitude mostrou isso, conseguimos mudar o jogo e muita coisa pode acontecer. A competição é muito longa”, disse Diana.

Bruninha, que substituiu a levantadora titular ao longo da partida, comemorou o resultado positivo. “Essa vitória é muito importante e nós, que estamos do lado de fora, treinamos para isso, para entrar, render e ajudar a equipe a buscar a vitória. Esse grupo é muito forte”, afirmou Bruninha.

Curioso é que enquanto o rival e vice da final do mineiro, Praia Clube, lidera a Superliga, o Minas segue sem vencer na competição.

Próximos desafios

O Pinheiros, que havia batido o Vôlei Bauru (SP) na estreia da competição, volta à quadra na próxima sexta-feira (27.10), em casa, para enfrentar o Dentil/Praia Clube (MG). A partida será às 21h30, com transmissão ao vivo do SporTV. Também pela terceira rodada, o Camponesa/Minas, que agora acumula duas derrotas – para o São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP) e Pinheiros – irá ao Rio de Janeiro encarar o Fluminense no dia seguinte, às 14h05, com transmissão ao vivo da RedeTV.

 

+ VEJA A TABELA DA SUPERLIGA FEMININA 2017-18

 

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Vôlei