Siga o OTD

Vôlei

Federação europeia redefine regras para torneios em 2021

Champions League feminina e masculina e mais dois grandes torneios da Europa sofrem alterações para a temporada 2020/21 em virtude da pandemia do coronavírus

Champions League de vôlei de 2020/21 tem regras redefinidas
Principais competições europeias terão novas regras em 2020/21 (divulgação/CEV)

Por conta da pandemia do coronavírus. a Federação Europeia de Vôlei (CEV) aprovou uma série de novas regras para a realização das Copas Europeias em 2021, dentre elas a Champions League, maior torneio de clubes da modalidade na Europa e no mundo.

As novas regras ocorrem por conta dos cancelamentos ocorridos nas competições nacionais em 2020 por conta da pandemia.

Em relação a Champions League de vôlei de 2021, ficou decidido que:

  •  As federações nacionais continuarão registrando as equipes de acordo com o ranking publicado pela CEV no início do ano.
  • Além das vagas já previstas no ranking, cada federação nacional poderá acrescentar um time no masculino e um no feminino. Essas equipes começarão as disputas nas três primeiras rodadas. Há, entretanto, um critério de elegibilidade para essas vagas extras: a equipe deve ter participado de duas das três últimas edições da Champions League e ficado nas cinco primeiras colocações em seus respectivos campeonatos nacionais.
  • Como de costume, a quarta rodada contará com 20 times no masculino e no feminino. Se as federações nacionais não registrarem times e houver uma ou mais vagas, equipes adicionais das primeiras rodadas completarão a lista dos 20.

Calendário

A CEV também definiu o calendário das Copas de 2021. As datas podem ser alteradas de acordo com o avanço do coronavírus na Europa.

+ Marcris destaca maturidade e nega conflito com Zé Roberto

A princípio, as primeiras três rodadas terão partidas de ida e volta entre os times. Há, entretanto, a possibilidade de haver confrontos onde todos se enfrentam, dependendo do número de equipes registradas.

O formato das fases seguintes não muda: quarta rodada com todas as equipes se enfrentando em ida e volta, dois confrontos nas quartas e nas semis e a grande final em partida única na mesma cidade, tanto no feminino quanto no masculino.

Por conta da pandemia do coronavírus, foi feita uma redefinição das regras das principais competições, incluindo a Champions League
Calendário do vôlei europeu para a temporada 2020/21. Em azul, está a Champions League, em verde, a Copa da Europa e em dourado, a Challenge Cup (divulgação/CEV)

Há também um plano de contingência e uma série de medidas para ajudar times que por ventura estejam com dificuldades de viajar ou sediar partidas.

Mais em Vôlei