Siga o OTD

Tóquio 2020

Tandara admite que adiamento de Tóquio aumenta ansiedade

Campeã olímpica em Londres-2012, a oposto é assertiva e garante: ‘quero ir à Tóquio e estou treinando para isso’

Tandara Campeã Olímpica Seleção Brasileira Tóquio
Tandara está confiante em disputar a segunda Olimpíada de sua carreira (FIVB/Divulgação)

Tandara foi favorável ao adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020 para 2021. A oposto da seleção brasileira feminina de vôlei acredita que a foi a melhor decisão já que nem todos os atletas estariam no ápice de suas condições por causa da paralisação dos treinos e competições devido à pandemia de coronavírus. A campeã olímpica admite que a ansiedade aumenta, mas, por outro lado, acha positivo mais um ano de preparação.

+ Movido a desafios, Bruninho elogia projeto e torcida de Taubaté

“Foi a melhor decisão a ser tomada porque estamos passando por uma crise mundial. Então, se foi bom para mim é bom para o próximo e para todo mundo. Achei ótimo porque agora temos mais um ano de preparação, já que, com esse período em casa, nem todos os atletas estariam 100% em Tóquio, pois treinar em casa não é a mesma coisa do que no ginásio. Acho que não seria justa uma disputa nessas condições”, avaliou a atleta.

“Aumenta a ansiedade, pois treinei e me dediquei quatro anos para ir à Tóquio. Por outro lado, meu trabalho e cabeça seguem com o mesmo foco. Eu quero ir para Tóquio e estou treinando e me preparando para isso. Aumentou a distância, mas quando chegar perto terei aquele friozinho na barriga que é natural”, afirmou Tandara com exclusividade ao Olimpíada Todo Dia.

+ William Carvalho e Arjona trocam elogios e relembram passado

Com 31 anos, Tandara quer disputar sua segunda Olimpíada e a tendência é que desta vez seja uma das titulares do técnico Zé Roberto Guimarães. Em 2012, a oposto contribuiu saindo do banco, entrando nas inversões. Na época, a titular da posição era Sheilla. Tandara participou do ciclo para os Jogos Rio-2016, porém, foi uma das últimas cortadas da lista final.

Quarentena: treinos adaptados e conversas com a filha  

Tandara Campeã Olímpica Seleção Brasileira Tóquio
Tandara está subindo e descendo escadas em treinos no seu prédio (FIVB/Divulgação)

Tandara jogou no Sesc-RJ na temporada 2019/20 e foi campeã da Copa Brasil de 2020. Na decisão, a oposto quebrou o recorde de pontos em competições organizadas pela CBV (Confederação Brasileira de Vôlei). A campeã olímpica anotou 40 pontos e foi decisiva na vitória de seu clube, por 3 sets a 1, parciais de 18/25, 25/21, 25/23 e 25/23, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

+ Renan Dal Zotto divulga saída do Taubaté para ajudar o vôlei

Com Tandara em fase especial, o Sesc-RJ terminou a etapa de classificação da Superliga 2019/20 na segunda posição, atrás apenas do Dentil/Praia Clube. A competição não teve continuidade por conta da pandemia de coronavírus e precisou ser cancelada sem campeão. Sem treinos e jogos, a jogadora está em quarentena ao lado de sua filha Maria Clara, de 4 anos, e de seu marido Cléber.

“Treinar em casa é sempre difícil, principalmente porque tenho uma criança de 4 anos. Eu quero treinar e ela quer brincar. Eu vou pegar uma bola para treinar e ela quer brincar com a bola. É muito difícil e procuro conversar com ela para ver a melhor maneira. Eu moro no 11º andar, então estou subindo e descendo escada como treino aeróbico, já que a academia do prédio está fechada”, contou Tandara.

+ Bruna Honório conta sua emoção na volta após lesão no coração

“Eu tenho elásticos e comprei uma bola de pilates também. Tenho conversado com meus fisioterapeutas e preparador físico. Estou fazendo o que é possível dentro de casa e adaptando tudo. Como não tenho barra para fazer agachamento, acabo usando uma mochila e coloco nas costas com livros dentro ou o que tiver de peso para criar uma carga”, acrescentou.

Tempo para organizar a casa e a vida

Tandara Campeã Olímpica Seleção Brasileira Tóquio
Tandara foi campeã olímpica com a seleção brasileira em 2012 (FIVB/Divulgação)

Tandara tem aproveitado o tempo disponível para organizar sua residência e colocar em dia pendências em relação a sua vida. “Coloquei toda a minha casa em ordem. Organizei armários e o quarto da Maria Clara. Tirei brinquedos que estavam quebrados e peguei outros para doação, assim como fiz com roupas minhas e dela e sapatos meus. Estou fazendo por etapas para não ter que ficar sem fazer nada”, revelou a campeã olímpica.

Com contrato com o Sesc-RJ até o final de maio, Tandara ainda não anunciou oficialmente onde jogará na próxima temporada, porém, segundo apuração do OTD, a atleta deve vestir a camisa do Osasco Audax na temporada que antecede aos Jogos de Tóquio. Enquanto o futuro não se define, a oposto mantém a forma com trabalhos em seu apartamento. Além disso, a atleta também tem feito outras atividades.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Passei da etapa da organização da casa e agora estou organizando minha vida para não deixar nada pendente quando voltar aos treinos. Estou lendo e assistindo séries e filmes. Além disso, estou tirando fotos antigas do celular que não servem mais para nada e respondendo mensagens que não tinha respondido. Tenho colocado em dia o que estava pendente e reclamava que não tinha tempo”, concluiu Tandara.

Mais em Tóquio 2020