Siga o OTD

Vôlei

Liga das Nações é cancelada por causa da pandemia de coronavírus

Marcada para maio, Liga das Nações é oficialmente cancelada pela FIVB, que julgou ser “imprudente” a sua realização

Liga das Nações de Vôlei - coronavírus - FIVB
Em 2019, a seleção brasileira feminina ficou com o vice da Liga da Nações (Divulgação/FIVB)

A Liga das Nações de vôlei está oficialmente cancela. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta sexta-feira (08) que a competição não acontecerá na data prevista, maio de 2020, devido à pandemia de coronavírus.

A FIVB já havia adiado o torneio em março e esperava encontrar uma data para a sua realização no final do ano. No entanto, a entidade entendeu que seria complexo e inviável a realização de um evento global, que acontece em vários países anfitriões, e optou pelo cancelamento.

“Exploramos todas as opções para realizar a Liga das Nações em 2020. Parte do que torna a competição tão especial é que é um evento verdadeiramente global, desfrutado por jogadores e especialmente por fãs de todo o mundo. Mas isso também aumenta seu risco durante a atual pandemia mundial de coronavírus. Seria, portanto, imprudente e talvez até irresponsável prosseguirmos com o evento quando não podemos proporcionar aos jogadores e a todos os interessados ​​a certeza de que seria seguro, acessível a todos e mantido em alto nível”, explicou o brasileiro Ary Graça, presidente da FIVB.

+COI solta protocolo de segurança para eventos esportivos

Agora, a FIVB trabalha para coordenar o calendário da Liga das Nações de 2021. A ideia é manter a Itália e a China, dois dos mais afetados pelo coronavírus, como países anfitriões das finais.

“Nossa atenção agora se volta para a Liga das Nações de 2021, porque queremos garantir que seja a nossa melhor edição. Sei que nossos incríveis atletas serão incansáveis ​​em seus esforços para se preparar para a competição. E não tenho dúvidas de que o próximo ano será um ano muito emocionante para o vôlei”, completou Graça.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, a Challengers Cup, que serve de acesso para a Liga das Nações e estava marcada para acontecer em junho, também foi cancelada. Assim, as equipes que se classificaram para a Liga das Nações de 2020 na edição de 2019 da Challenger Cup terão suas vagas mantidas para 2021.

Em 2019, a seleção brasileira feminina ficou com o vice, perdendo a final para os Estados Unidos. No masculino, o Brasil terminou no 4º lugar após derrota para a Polônia.

Fim de temporada

As seleções nacionais masculinas e femininas estavam se preparando para um 2020 cheio. Contudo, sem a Liga das Nações, a Challenger Cup e as Olimpíadas de Tóquio 2020 adiada para 2021, as seleções de vôlei não terão mais competições oficiais até o fim do ano.

A realização de amistosos pode preencher o calendário. No entanto, ainda é muito cedo para se pensar em viagens e jogos sendo que os atletas estão sem treinar por causa da pandemia.

Mais em Vôlei