Siga o OTD

Vôlei

João Rafael deve reforçar Taubaté para substituir Lucarelli

O clube campeão da Superliga 2018/19 está negociando a contratação do ponteiro vice-campeão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015

João Rafael Taubaté
João Rafael vestiu a camisa do Sesc-RJ em sua última passagem pelo vôlei brasileiro (Marcelo Piu/Sesc-RJ)

O EMS Taubaté Funvic está se movimentando no mercado para reforçar seu elenco visando à temporada 2020/21. Com a eminente saída de Lucarelli para o Trentino, da Itália, o time do interior de São Paulo está acertando a contratação do ponteiro João Rafael, que estava jogando no Tours VB, da França. Nascido em Recife, o jogador está com 27 anos e seu último clube no Brasil havia sido o Sesc-RJ, na época de 2017/18.

+ Taubaté próximo de fechar com Felipe Roque e Gabriel Cândido

O Olimpíada Todo Dia confirmou que as tratativas estão bem avançadas e as partes estão próximas de finalizarem o acordo. João Rafael começou sua carreira no Sport Recife e tem passagens por Náutico, Pinheiros, Campinas, Minas Tênis Clube e Sesc-RJ. No exterior, o ponteiro jogou em três países: Itália, França e Qatar. Na última temporada, o atleta vestiu as camisas do Frusinate Sora, da Itália, e do Tours VB, da França.

João Rafael fez poucos jogos no vôlei francês, já que chegou ao clube no início de 2020 e, em seguida, a liga francesa foi suspensa por consequência da pandemia de coronavírus. Com a camisa do Brasil, João Rafael soma várias presenças nas seleções de base desde 2009 e conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015.

Mudança no comando técnico

Pensando em destinar seu foco 100% na seleção brasileira visando os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, o técnico Renan Dal Zotto deixou o comando técnico do Taubaté para a temporada 2020/21. O treinador do Brasil segue no projeto do clube ao assumir um cargo como gestor, indicando e contratando o argentino Javier Weber para substituí-lo.

João Rafael Taubaté
João Rafael jogou em dois clubes na temporada 2019/20 (Facebook/Tours Volley Ball)

Antes mesmo de assumir, Weber já deu declarações dizendo que tem como principal objetivo manter Taubaté, campeão da Superliga 2018/19, entre os melhores times do Brasil e do continente e fazer com que o clube dispute seu primeiro Campeonato Mundial de Clubes. Por causa do coronavírus, a edição de 2019/20 da Superliga foi cancelada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

No vôlei brasileiro, Weber ganhou a Superliga duas vezes como atleta, ambas jogando pela extinta equipe da Ulbra-RS, nas temporadas 1997/98 e 1998/99. O argentino também levantou a taça da principal competição nacional como treinador pela Unisul, de Santa Catarina, em 2003/04. 

Mais em Vôlei