Siga o OTD

Vôlei

Taubaté comemora título da Superliga, mas depois volta atrás

Após reunião entre clubes e a CBV, Superliga masculina é encerrada sem campeão. Mas Taubaté comemora título em postagem e depois apaga

Vôlei Taubaté comemora título da superliga após encerramento da competição
Vôlei Taubaté (Reprodução/voleitaubate.com.br)

O início da semana foi agitado no vôlei brasileiro. Uma reunião entre clubes e a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) na segunda (20) decidiu por encerrar a edição 2019/2020 da Superliga masculina por causa da pandemia do coronavírus, sem que ninguém fosse confirmado como vencedor. Mesmo assim, no dia seguinte, o Taubaté tratou de se autodeclarar campeão.

A equipe paulista festejou em um perfil de rede social o título da Superliga. A postagem vinha acompanhada de uma montagem onde se lia: “Bicampeão Superliga 2019/2020”.

Contudo, após sofrer ataques, o Taubaté modificou a postagem e adotou uma nova postura, trocando o “bicampeonato” por “1º lugar Superliga 19/20 – Campeão 18/19”.

Ver essa foto no Instagram

Em reunião virtual realizada na segunda-feira (20/04), foi confirmado que EMS Taubaté Funvic termina como 1º colocado e fica com as vagas no Sulamericano e na Supercopa Após 21 jogos disputados, o EMS Taubaté Funvic terminou a competição como líder, com 54 pontos ganhos, em uma campanha de 17 vitórias e 4 derrotas. Na última partida disputada, a equipe venceu o Sada Cruzeiro (MG) por 3 sets a 0, fora de casa. O EMS Taubaté Funvic fica com as vagas no Campeonato Sulamericano de Vôlei e na Supercopa, que seriam destinadas ao time campeão da atual edição da Superliga masculina. 🏠#FiqueEmCasa . . ⚪🔵 ORGULHO DE SER TAUBATÉ!! ⚪🔵 #MinistérioDaSaúde #COVID19 #Coronavírus #Superliga #EMS #SuaSaúdeMerece #OrgulhoDeSerTaubate #JogandoJunto #VoleiTaubate #Taubate #VôleiBrasil #TodosContraCoronavírus #TimeÚnicoTaubaté

Uma publicação compartilhada por Vôlei Taubaté (@taubatevolei) em

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Após 21 jogos disputados, o EMS Taubaté Funvic terminou a competição como líder, com 54 pontos ganhos, em uma campanha de 17 vitórias e 4 derrotas. Na última partida disputada, a equipe venceu o Sada Cruzeiro (MG) por 3 sets a 0, fora de casa” escreveu, na postagem, o Taubaté.

Não há campeão

Por causa da postagem do Taubaté, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) se pronunciou oficialmente na terça-feira (21), esclarecendo que não há equipe considerada campeã da Superliga masculina 2019/2020.

A decisão pelo encerramento sem campeão da Superliga Masculina foi tomada em reunião por videoconferência com votação dos 12 clubes participantes da edição, além da Comissão de Atletas.

Taubaté derrota Cruzeiro e assume liderança da Superliga Masculina
Taubaté vence Cruzeiro e assume a liderança da Superliga masculina (Agênciai7/Sada Cruzeiro)

Na ocasião, ficou claro que o campeonato terminaria sem um campeão, respeitando apenas a classificação do momento para definição da vaga no Campeonato Sul-Americano e das equipes que iriam para a Superliga B. A votação pelo fim da competição se deu por oito votos a favor e cinco contra.

“Fizemos uma reunião ontem onde todos os clubes participaram de forma virtual e ouviram claramente que não há um campeão na temporada 2019/2020 da Superliga. Por isso, embora tenha se denominado campeão moral, recebemos com surpresa a informação de que a equipe de Taubaté tenha se considerado campeã deste ano. Esclarecemos então, mais uma vez, que não há vencedor nesta temporada”, afirmou o diretor executivo da CBV, Radamés Lattari.

Encerramento da Superliga

O Taubaté votou a favor do encerramento da Superliga. A votação foi acirrada: oito votos para o término e cinco contra. A Superliga feminina já havia sido interrompida no dia 19 de março.

Votaram pelo fim da competição os seguintes clubes: Vôlei Renata (SP), Taubaté (SP), Ribeirão Preto (SP), Itapetininga (SP), Ponta Grossa (PR), Maringá (PR) e Sesc (RJ), além da Comissão de Atletas, representada pelo presidente Raphael Oliveira.

Já os que votaram pela continuidade da Superliga masculina foram: Cruzeiro (MG), Minas (MG), América Vôlei (MG), Blumenau (SC) e Sesi (SP).

“O cenário no esporte brasileiro é preocupante neste momento de pandemia. Temos que continuar trabalhando juntos no sentido de continuidade da nossa modalidade. O melhor a ser feito agora é encerrar todas as atividades e cuidar da saúde dos nossos atletas e de todos os envolvidos na competição. Ficamos satisfeitos que a maioria tenha pensado desta forma”, disse o Superintendente de competições de quadra da CBV, Renato D’Avila.

Dessa forma, a Superliga masculina de vôlei segue o mesmo passo das mulheres. Os clubes decidiram, também através de uma votação online, pelo encerramento da competição, no último dia 20 de março.

Mais em Vôlei