Siga o OTD

Tóquio 2020

Renan diz que Brasil chegará forte por nova medalha olímpica

Prata como atleta, em Los Angeles-1984, e ouro como dirigente, na Rio-2016, o técnico fará sua estreia na função nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Renan Dal Zotto Brasil Seleção Brasileira Vôlei
Renan Dal Zotto assumiu o cargo de técnico do Brasil em 2017 (William Lucas/Inovafoto/CBV)

O vôlei masculino do Brasil conquistou a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, superando a Itália na final. Após o titulo, o técnico Bernardinho deixou o cargo. Coube a Renan Dal Zotto, um dos grandes nomes da Geração de Prata, assumir a seleção brasileira e dar continuidade ao trabalho vitorioso de seu antecessor.

Ex-jogador, Renan foi vice-campeão olímpico como atleta em Los Angeles-1984, e campeão na edição passada como dirigente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). O treinador se prepara para sua estreia na função nos Jogos de Tóquio, que ocorrerão em 2021, no período de 23 de julho a 8 de agosto.

+ ‘Sonho de disputar a Olimpíada continua’, admite Sheilla

“A expectativa, em toda competição que o Brasil participa, é de tentar chegar ao pódio, buscar a melhor colocação possível sempre, em especial nos Jogos Olímpicos, que é um momento mágico e o maior objetivo na vida de qualquer atleta, técnico, gestor. Vamos chegar forte e com a intenção de buscar, sim, uma medalha olímpica e não há a menor dúvida quanto a isso”, afirmou Renan em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.

O treinador confia no potencial de seus jogadores e nas condições de trabalho que tem à disposição. “Sabemos das dificuldades que vamos enfrentar porque temos grandes seleções em um momento muito bom e que vão chegar aos Jogos Olímpicos também com força total. Mas, sabemos melhor ainda que o Brasil tem elenco, tempo de preparação e estrutura para se preparar de modo que vai chegar em 2021 na melhor condição possível”, garantiu o técnico.

Preparação para 2021

Renan Dal Zotto Vôlei Seleção Brasileira
Renan Dal Zotto conduziu a seleção na conquista da vaga para os Jogos Olímpicos (FIVB/Divulgação)

Renan Dal Zotto nasceu em São Leopoldo (RS) e está com 56 anos. Com longa história no vôlei, o técnico assumiu o comando da seleção brasileira em 2017 e, em três anos, esteve no topo do pódio na Copa do Mundo, na Copa dos Campeões, e duas vezes no Sul-Americano. Ele foi vice-campeão mundial e da Liga Mundial, além de garantir a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Por conta da pandemia de coronavírus que abala o mundo, o calendário do vôlei está paralisado e sem previsão de retorno. Apesar das dificuldades de momento, Renan traça os novos planos de trabalho visando a Olimpíada, mas não pode avançar enquanto a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) não definir o período que as seleções poderão se reunir e o retorno das competições

“Com a mudança dos Jogos para 2021, já começamos a fazer um novo planejamento. Mas, por outro lado, temos que aguardar para ver os desdobramentos de calendário. Estamos esperando pela definição sobre a Liga das Nações, precisamos saber em que momento poderemos nos reunir para treinamentos, enfim, tudo passa pelas definições da pandemia. Começamos a pensar, sim, para daqui a um ano, claro, mas o planejamento de calendário, treinos, jogos, preparação, enfim, ainda fica em aberto por tudo isso”, destacou Renan.

Foco total na seleção brasileira

Renan Dal Zotto Vôlei Seleção Brasileira
Renan Dal Zotto foi um dos grandes nomes da Geração de Prata (FIVB/Divulgação)

Campeão da Superliga comandando o EMS Taubaté Funvic, Renan Dal Zotto foi o técnico do time na edição de 2019/20. A competição segue paralisada e sem definição por conta do coronavírus. No entanto, o treinador já se decidiu pelo afastamento do cargo com o objetivo de se dedicar 100% ao trabalho na seleção brasileira.  

“A decisão de sair do comando técnico da equipe de Taubaté é, sim, para ficar com o foco total para os Jogos de 2021. Em um primeiro momento decidi assumir uma equipe para poder estar cada vez mais próximo dos atletas no dia a dia. Isso foi muito bom, realmente uma experiência muito boa”, disse.

“Agora, esse ano, vou usar para continuar perto dos atletas, mas ainda mais atento ao cenário internacional, ver o que está acontecendo em outros países. Enfim, foco total para 2021”, explicou Renan, que se aposentou como atleta em 1993 e, no mesmo ano, iniciou a carreira de técnico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Figura importante no projeto do clube, Renan seguirá vinculado ao Taubaté, porém, ocupando um cargo diretivo. Ele deixou o cargo e indicou o argentino Javier Weber para seu lugar. Ambos trabalharam juntos na Unisul-RS, equipe que não existe mais, mas foi campeã da Superliga na temporada 2003/04. Na ocasião, Weber era o técnico e Renan o gestor do time.  

https://www.instagram.com/p/B1CuvxQAN4d/
Brasil garantiu vaga em Tóquio com vitória diante da Bulgária, por 3 sets a 2

Mais em Tóquio 2020