Siga o OTD

Vôlei

FIVB confirma grupos masculino e feminino de Tóquio 2020

Seleção feminina está no A e a masculina percence ao B. Confira os rivais no início da caminhada rumo ao título dos Jogos Olímpicos

Seleção brasileira de vôlei masculino tabela do vôlei masculino jogos olímpicos tóquio 2020
Seleção masculina defende o título da Rio 2016 (divulgação/FIVB)

A composição dos grupos dos torneios de vôlei masculino e feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi confirmada nesta sexta-feira (31) pela federação internacional de vôlei (FIVB). As chaves já haviam sido definidas após o fim dos torneios classificatórios.

No feminino, o Brasil está no Grupo A ao lado de Japão, Sérvia, Coreia do Sul, República Dominicana e Quênia. O Grupo B tem China, Estados Unidos, Rússia, Itália, Argentina e Turquia.

No masculino, a seleção brasileira pertence ao B ao lado de Estados Unidos, Rússia, Argentina, França e Tunísia. A chave A tem Japão, Polônia, Itália, Canadá, Irã e Venezuela.

As definições das chaves foram baseadas nas posições das seleções nos rankings mundiais da federação internacional de vôlei. O Brasil, atual campeão olímpico, ocupa o primeiro lugar no masculino e o quarto entre as mulheres. No feminino, as líderes são as chinesas, campeãs na Rio 2016.

Os quatro melhores dos dois grupos, nos dois naipes, passam para as quartas de final. Lá, as disputas pelas semifinais olímpicas terão os primeiros colocados jogando contra os quartos do outro grupo. Os demais confrontos, entre segundos e terceiros colocados das chaves, serão definidos por meio de um sorteio.

+ SIGA O OTD OFICIAL NO TWITTER

Grupos masculino e feminino de vôlei em Tóquio 2020
(divulgação/FIVB)

Rússia ainda pendente

A vaga da Rússia nos torneios masculino e feminino ainda é uma pendência. O país foi banido de competições internacionais pelos próximos quatro anos por conta de escândalos de doping. No entanto, a decisão final está por conta do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte).

Até meados de janeiro, a definição é de que os atletas russos poderão disputar os Jogos de Tóquio 2020, mas sob uma bandeira neutra.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei