Siga o OTD

Vôlei

Minas perde mais uma vez e se complica na Libertadores

Pela segunda rodada da Copa Libertadores, Minas é derrotado pelo Obras de San Juan e tem que aguardar resultados do Sesi para continuar na disputa

Minas perde mais uma na Libertadores - Foto: Romina Sacher
Foto: Romina Sacher

Depois de perder para o Bolívar na estreia da Copa Libertadores de vôlei masculino, o Minas Tênis Clube enfrentou o Obras de San Juan e acabou derrotado mais uma vez. A equipe brasileira até conseguiu forçar o tie-break depois de estar perdendo por 2 sets a 0, mas não foi páreo para o forte ataque argentino no tie-break: derrota por 3 a 2, com parciais de 25/20, 27/25, 20/25, 21/25 e 15/11.

Os maiores pontuadores da partida foram os cubanos do Obras, Romero, com 27 pontos, e Cardenas, com 20. Pelo Fiat/Minas, o destaque foi o ponteiro Ocampo, com 19.

Agora a equipe mineira terá que esperar a atuação do Sesi – que estreia na noite desta quarta (29) – para saber se passa para a próxima fase ou se disputa 5º e 6º lugar.

+CONFIRA A TABELA DA LIBERTADORES DE VÔLEI

O jogo

O Obras começou melhor a partida no ginásio Roberto Pando, abrindo vantagem de três pontos na frente do placar (7×4). O time argentino era mais agressivo e melhor nos contra-ataques. Do outro lado, o Minas errava muito e não conseguia finalizar as jogadas. Aos poucos, o time da casa abriu sete pontos de vantagem no placar (14×7).

O Obras administrou a boa vantagem de 7 pontos (18×11) até o fim do set. O Minas ensaiou uma reação no final, baixando a vantagem para 4 pontos (24×20), mas a equipe argentina fechou a parcial em 25 a 20 e começou a partida na frente.

No segundo set, o Obras de San Juan também começou melhor e logo abriu quatro pontos de vantagem (5×1). Ainda no começo da parcial, o Minas melhorou e se aproximou (6×5).

Com ace de Nicolas Lazo, o Minas conseguiu chegar ao empate (6×6). E, no erro argentino, passou à frente pela primeira vez no jogo (6×7).

A partida passou a ser bem equilibrada, com as duas equipes se revezando na frente do placar. No erro argentino, Minas conseguiu abrir dois pontos de vantagem (11×13). A equipe brasileira foi administrando a vantagem de dois pontos até o fim do set, enquanto o Obras corria atrás.

Parecia que a vitória no set seria brasileira. Mas, depois de um set point desperdiçado pelo Minas, os argentinos viraram o marcador e conseguiram fechar o período em 27 a 25.

O Minas começou o terceiro set mais atento e, no bloqueio de Mateus, conseguiu abrir dois pontos de vantagem (2×4). Os argentinos, no entanto, devolveram o bloqueio e empataram. Bem no contra-ataque, o Obras passou à frente e chegou a dois pontos de diferença (7×5).

Mas o set era muito equilibrado. O Minas chegou mais uma vez ao empate (7×7) e a igualdade se manteve até o Obras conseguir passar à frente e abrir dois pontos (12×10). Com 16 a 16, o Minas chegou ao empate. E logo conseguiu a virada em 17 a 19.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O Obras passou a errar e o Minas conseguiu uma vantagem confortável. No fim, os brasileiros fecharam o set em 20 a 25 e diminuíram o placar da partida para 2 a 1.

O equilíbrio continuou no quarto set e nenhuma equipe conseguia disparar no placar. O bloqueio do Minas, no entanto, se destacava e a equipe brasileira conseguiu assumir a frente do placar com 4 a 6. O Obras errava e a vantagem brasileira aumentava (6×10).

Com dois pontos seguidos, os argentinos se aproximaram (10×11), e depois igualou o marcador (15×15). As duas equipes se revezavam na frente e a igualdade se mantinha até o fim do set. Mas, no saque, o Minas conseguiu abrir vantagem (20×22) e segurou a vantagem até fazer 21 a 25 e empatar o confronto em 2 sets a 2.

No tie-break os pontos eram lá e cá, até um erro brasileiro que possibilitou a vantagem dos argentinos em dois pontos (5×3). No bloqueio, o Obras ampliou (7×3).

O Minas corria atrás, mas os argentinos eram mais agressivos e efetivos no ataque. Como o 5º set acaba mais cedo, não deu tempo de reagir. O Obras de San Juan fez 15 a 11 e venceu a partida por 3 a 2.

O torneio

Além do Fiat/Minas, estão no Grupo 2 da Libertadores os times brasileiros Sesc-RJ e Sesi-SP. Já no Grupo 1 estão os argentinos Bolívar Voley, Obras de San Juan e Ciudad Voley. Na fase de classificação, serão dois jogos para cada equipe, contra adversários do outro grupo. Após a primeira etapa, os terceiros colocados de cada grupo vão se enfrentar na disputa de 5º e 6º lugares. Os primeiros colocados avançam para a fase semifinal. Os vencedores das semifinais se classificam para a final, e os perdedores se enfrentam na disputa pelo terceiro lugar.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei