Siga o OTD

Vôlei

Superliga: Rodada tem clássico paulista e Cruzeiro na liderança

Sesi e Taubaté fizeram clássico acirrado e equipe da capital se deu melhor; Cruzeiro venceu mais uma e confirmou a liderança no fim do 1º turno da Superliga

Copa Brasil de vôlei Masculino
Foto: Amanda Demétrio/SESI-SP

O ano de 2020 começou oficialmente para o vôlei masculino na noite desta quarta-feira (08). Fechando a rodada do primeiro turno da Superliga de vôlei masculino, Minas, Sesc-RJ, Vôlei Renata e o líder Sada Cruzeiro conseguiram vitórias fáceis por 3 sets a 0. O Maringá também venceu por 3 a 1.

No encerramento da rodada, clássico paulista entre Sesi e Taubaté, disputado na Vila Leopoldina. E melhor para os donos da casa. Depois de perder os dois primeiros sets, o Sesi se recuperou, correu atrás e levou a partida para o tie-break. Num quinto set muito acirrado, a equipe da casa fez 22 a 20 e garantiu a vitória.

Maringá Vôlei x Apan Blumenau

O Maringá recebeu o Blumenau e voltou a vencer na Superliga masculina. Depois de sair derrotado pelo Itapetininga na última partida de 2019, o Maringá se mostrou superior e venceu a equipe catarinense por 3 a 1, com parciais de 25 a 22, 22 a 25, 25 a 18 e 25 a 20.

O Maringá chegou a 4 vitórias e 7 derrotas e somou 14 pontos na competição. Já o Blumenau tem 10 pontos, 4 vitórias e 7 derrotas.

Na próxima rodada, o Apan Blumenau enfrenta o EMS Taubaté Funvic, no dia 11, às 19h30. Já o Maringá Vôlei encara o Vôlei Renata, no dia 12, às 20h.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Fiat/Minas x América Vôlei

Pela última partida do primeiro turno da Superliga, o Minas Tênis Clube recebeu América Vôlei e venceu em sets direto e sem dificuldades, com parciais de 25/16, 25/16 e 25/18.

Com o triunfo, o time do técnico Nery Tambeiro chegou aos 15 pontos e está garantido nas quartas de final da Copa Brasil, que será disputado em Jaraguá do Sul, no fim de janeiro.

O oposto Felipe Roque e o ponteiro Lazo foram os destaques do jogo, com 11 pontos cada um. Felipe também foi eleito o melhor jogador em quadra e levou o Troféu Viva Vôlei.

O Minas tem 15 pontos na Superliga, com cinco vitórias e seis derrotas. O América Vôlei tem 6 pontos, 10 derrotas e apenas 1 vitória. Para se garantir na Copa Brasil sem depender de outros resultados, o Minas precisa apenas da vitória.

Na próxima rodada, no dia 11, o Minas encara o Vôlei Um Itapetininga, às 16h, na Arena Minas. No mesmo dia, às 19h, o América vai até o Rio de Janeiro para enfrentar o Sesc.

Minas venceu o América Vôlei por 3 a 0. (Foto: Orlando Bento/MTC)

Sesc–RJ x Pacaembu/Ribeirão Preto

O Sesc enfrentou o Ribeirão no Rio de Janeiro e não deu nenhuma chance para a equipe adversário. Com uma vitória por 3 sets a 0, parciais de 25-13, 25-15 e 26-24, o Sesc RJ chegou a oitava vitória na Superliga masculina e segue na cola dos primeiros colocados, com 24 pontos.

O argentino Martinez foi eleito o melhor em quadra e terminou o jogo satisfeito com a apresentação do Sesc RJ.

“Eu estou gostando muito de estar neste time e na Superliga brasileira. É um nível muito exigente para mim, então é importante estar buscando sempre o máximo. O time vem crescendo e sabemos que podemos fazer ainda melhor. Estou feliz de estar aqui e quero continuar evoluindo junto com todos. Conseguimos fazer um primeiro set em alto nível e mantivemos isso. Foi importante para começar bem o ano”, comemora o jogador do Sesc.

Dominante, o Sesc RJ impôs seu ritmo de jogo desde os pontos iniciais. Com um saque agressivo, a equipe carioca desmontou a recepção de Ribeirão Preto facilitando as ações de bloqueio e defesa. Sentindo a pressão do Sesc RJ, a equipe do interior paulista abusou dos erros e foi superada no primeiro set por 25-13.

+CONFIRA A TABELA COMPLESA DA SUPERLIGA MASCULINA

No segundo set, o Sesc RJ manteve o mesmo ritmo no saque e, com destaque para Alexandre Elias, seguiu com ótimo aproveitamento na defesa. O bloqueio foi outro fundamento que se destacou na equipe carioca durante a segunda parcial. Com ampla vantagem no placar, o levantador Marlon imprimiu muita velocidade ao jogo carioca, e o Sesc Rj fechou o set em 25-15.

No terceiro set o Sesc RJ manteve a vantagem do placar. Com excelência em todos os fundamentos, a equipe carioca jogou forçando os erros adversários e com tranquilidade chegou ao match point em 24-21. Em um último suspiro, a equipe de Ribeirão Preto emplacou 3 ótimos saques e igualou o placar. Mas, o Sesc RJ teve calma para retomar a vantagem e fechar em 26-24.

O Sesc RJ volta a quadra já no próximo sábado (11.01), às 19h, também no ginásio do Tijuca, para enfrentar o América Vôlei.

Sesc-RJ conseguiu boa vitória contra o Ribeirão. (Foto: Marcio_Mercante/Sesc RJ)

Vôlei Renata x Vôlei Um Itapetininga

No retorno às quadras, o Vôlei Renata derrotou o Vôlei Um/Itapetininga, por 3 a 0 (25/22; 25/16 e 25/19), no Ginásio do Taquaral, em Campinas. Esta foi a quarta vitória seguida da equipe campineira. O central Michel foi eleito o melhor em quadra e faturou o troféu Viva/Vôlei. 

“É bom começar o ano com vitória, especialmente, contra um time duro como Itapetininga, que defende e ataca muito bem. Voltamos com intensidade, sem sentir essa parada no final do ano. O time está de parabéns pelo resultado e pelo que fez hoje dentro de quadra”, comentou o oposto Renan, maior pontuador do duelo com 19 acertos. 

Com 22 pontos, firme na cola do G4 da competição, o Vôlei Renata volta às quadras para encarar o Denk Academy Maringá Vôlei, no próximo domingo (12), às 20 horas, novamente no Ginásio do Taquaral, em Campinas. O duelo marca a abertura do returno da Superliga. Já o Itapetininga encara o Fiat/Minas, no dia 11, às 16h, na Arena Minas.

Vôlei Renata venceu o Itapetininga em casa. (Foto: Divulgação/Vôlei Renata)

Sada Cruzeiro x Ponta Grossa Vôlei

O Sada Cruzeiro recebeu o Ponta Grossa Vôlei na noite desta quarta-feira (08), no ginásio do Riacho, em Contagem e fez bem o dever de casa: vitória por 3 sets a 0, com parciais de 25/15, 25/21 e 25/19, pela 11ª rodada do turno.

Com a agenda bastante cheia nesta primeira semana de trabalhos de 2020, no confronto com os paranaenses o técnico Marcelo Mendez colocou em ação um time misto, poupando alguns de seus jogadores.

E o central Cledenilson, que ganhou a chance da titularidade, foi eleito o destaque em quadra, com o troféu VivaVôlei e ele também foi o artilheiro da partida, com 16 pontos. “É uma semana muito corrida pra nós, um mês com muitos compromissos. E é sempre bom agarrar as oportunidades que aparecem. Hoje eu consegui me destacar bastante no saque, é uma coisa que venho treinando muito e consegui ajudar o time. Mas este troféu não é só meu, é de toda a equipe que jogou muito bem”, disse o camisa 10 celeste, que fez três aces.

Com o resultado, o Sada Cruzeiro se mantém na liderança da Superliga, com27 pontos e 10 vitórias.

No próximo sábado, na abertura do returno, o time mineiro joga novamente em casa, a partir das 17h, contra o Pacaembu Ribeirão Preto.

Líder Sada Cruzeiro venceu o Ponta Grossa por 3 a 0. (Foto: Agênciai7)

Sesi-SP x SEM Taubatá Funvic

Em clássico acirrado na Vila Leopoldina, o Sesi recebeu o Taubaté e depois de perder os dois primeiros sets, conseguiu a virada no tie-break. A vitória por 3 a 2 veio com as parciais de 25 a 18, 25 a 22, 28 a 30, 19 a 25, 20 a 22.

O primeiro set começou bastante equilibrado, com os dois times se estudando e apostando no saque tático. Melhor na defesa, o EMS Taubaté Funvic foi mais efetivo nas bolas de contra-ataque e teve nas bolas com os centrais sua principal força na primeira metade do set. O SESI cresceu na parte defensiva, mas não foi suficiente para buscar a reação. Com os ponteiros Lucarelli e Douglas Souza muito bem em quadra, o time taubateano administrou a vantagem e fechou o primeiro set em 25 a 18, em 29 minutos.

O segundo set começou com o SESI melhor em quadra, sacando forçado e tendo bom aproveitamento no bloqueio. O Taubaté tentou variar o saque e buscou as bolas de segurança com os ponteiros, mas continuou esbarrando na defesa do time da capital paulista. A reação veio efetivamente com boas passagens de Maurício e Mohamed pelo saque. Com mais volume de ataque, o Taubaté manteve a vantagem e fechou o set em 25 a 22, em 29 minutos.

O terceiro set seguiu bem equilibrado desde os primeiros pontos. O Taubaté seguiu sacando forçado, buscando quebrar o passe do SESI. Do outro lado, o time da casa tentava o saque variado. Os dois times se alternaram na liderança, mas sem abrir grande vantagem. O final do set foi equilibrado e cheio de emoção. O SESI chegou a ter 23 a 21, mas deu chance para o Taubaté reagir. Os visitantes buscaram a virada e tiveram quatro match points. O SESI não se entregou e evitou a vitória taubateana, buscando o empate e depois de dois set points, fechou em 30 a 28.

No quarto set o SESI dominou a parcial, sacando melhor e sendo superior em praticamente todos os fundamentos. O Taubaté cometeu muitos erros e não conseguiu fazer funcionar as armas que lhe deram as vitórias nos dois primeiros sets. O SESI manteve o bom volume de jogo. O bloqueio funcionou e se manteve à frente para fechar a parcial em 25 a 19, forçando o tie-break.

O quinto e decisivo set começou equilibrado, com os dois times variando no saque. O Taubaté voltou a se encontrar e fez um set bom, com a recepção e o passe trabalhando bem e as bolas de meio ajudando bastante. O SESI manteve o bom volume de jogo e a decisão foi nos detalhes. O SESI chegou a ter sete match points, todos salvos pelo Taubaté, que lutou muito a cada bola até o final. Apesar da entrega, o SESI errou menos nos momentos decisivos e conseguiu fechar em 22 a 20, depois da invasão boba do jogador do Taubaté. Final: vitória por 3 sets a 2, numa partida com um total de 2h51 de duração.

O melhor jogador em quadra, premiado com o Troféu Viva Vôlei, foi Fábio do SESI-SP.

“Na quadra somos adversários, mas no final somos todos amigos. Um jogo como esse, quando perdemos de 2 a 0 e depois conseguimos virar, principalmente contra uma equipe tão forte como é o EMS Taubaté Funvic, dá uma alegria muito grande. Os dois times são muito bons e o jogo foi extremamente equilibrado. O placar mostra como foi um jogão”, disse Fábio.

O maior pontuador do jogo foi Alan, também do SESI, com 21 pontos. Pelo EMS Taubaté Funvic, os maiores pontuadores foram Lucarelli, Mohamed e Lucão, os três anotaram 20 pontos cada.

O Sesi é o terceiro colocado na Superliga de vôlei masculino, com 25 pontos. Já o Taubaté somou um ponto na noite desta quarta e se manteve na vice-liderança, com 26 pontos. O Sada Cruzeiro é o líder do torneio.

Na próxima rodada, no dia 11, o Sesi enfrenta o Ponta Grossa, às 19h. No mesmo dia, o Taubaté volta à quadra para encarar o Maringá Vôlei, às 19h30.

Taubaté venceu os dois primeiros sets, mas perdeu para o Sesi no tie-break. (Foto: Amanda Demétrio/SESI-SP)

Mais em Vôlei