Siga o OTD

Vôlei

Drussyla fará cirurgia para colocar uma placa na canela direita

Ponteira do Sesc-RJ e da seleção brasileira sofreu uma fratura por estresse e quer aproveitar recesso para voltar à antiga forma

Drussyla, do Sesc-RJ, treina na praia
(Marcio Rodrigues/ACE)

A atacante Drussyla, do Sesc-RJ, vai passar por uma cirurgia para colocar uma placa de sustentação na canela direita. O procedimento será neste sábado (21) e será comandado pelo Doutor Ney Pecegueiro do Amaral, médico da própria equipe.

Drussyla, que também tem passagens pela seleção brasileira, teve uma fratura por estresse constatada em 2018 que a tirou de boa parte da temporada passada da Superliga.

Inicialmente ela, a comissão técnica e a equipe médica do Sesc-RJ optaram por um trabalho de recuperação que a possibilitou de fazer toda a pré-temporada junto e também jogar tanto pelo time quanto pela seleção.

Apesar disso, a ponteira e o staff do Sesc-RJ decidieram que a cirurgia seria útil para uma recuperação melhor e uma volta mais rápida à antiga forma. A previsão é que ela volte duas semanas após o procecimento.

“A Drussyla teve uma fratura por estresse na última temporada, iniciou tratamento, teve uma cicatrização e ficou bem. No entanto, constatamos que ficou um tecido de cicatrização no local da lesão, e isso gera um incômodo quando ela é muito exigida em treinos e jogos”, detalhou Ney Pecegueiro do Amaral.

“Temos acompanhado sempre de perto a atleta, e é bom que fique claro que não é nada que a incapacite”, acrescenta. “Ela joga e treina normalmente, mas o procedimento visa deixar a atleta sem nenhum incomodo. Esperamos que ela retorne aos treinamentos em 15 dias e volte a jogar ainda em janeiro”, complementou o ortopedista.

“Jogar zerada”

“Optei por fazer esse procedimento para tentar voltar a jogar zerada. Será muito bom e ainda previne qualquer tipo de nova lesão no mesmo local”, disse Drussyla sobre a cirurgia.

“Confio demais no trabalho da comissão técnica e no Dr. Ney. Ele sempre me tratou como paciente mesmo, não como uma jogadora do time. Sempre vi o cuidado com que ele tratou muitas outras atletas e comigo não tem sido diferente. Vai dar tudo certo, logo estarei de volta e espero seguir ajudando o time nesta Superliga”, completou a atacante do Sess-RJ.

A frente do projeto desde 1997, o técnico Bernardinho já passou por muitos momentos como esse, onde precisa pensar na integridade do atleta antes do rendimento da equipe em quadra. E nesta temporada não seria diferente.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Tóquio no radar

“Sempre temos a saúde e a integridade das atletas como prioridade. No caso da Drussyla, decidiu-se pelo procedimento para que ela possa tentar ter um desempenho maior, sem eventualmente sentir nada em nenhum tipo de treinamento ou partida”, disse Bernardinho.

“Decidimos utilizar esse recesso, que será maior para nós por termos adiantado algumas partidas, para dar à atleta a possibilidade de mostrar seu potencial pleno. É claro que é ótimo para o Sesc RJ contar com ela, mas existe o sonho pessoal, dela eventualmente vir a defender o Brasil nos Jogos Olímpicos. Queremos, obviamente, equilibrar isso tudo, deixá-la íntegra, confortável e com plenas condições de trabalho”, completou o técnico.

Com o procedimento realizado no sábado, Drussyla não estará em quadra no domingo (22), quando o Sesc RJ enfrentará o Valinhos, no Tijuca Tênis Clube, às 11h. Será o último compromisso do ano da equipe carioca. O retorno do time ao vôlei será no dia 17 de janeiro, quando o Sesc RJ receberá o Curitiba.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei