Siga o OTD

Vôlei

Sueca de 20 anos derruba o Praia Clube na estreia do Mundial

Com 22 pontos da sueca Isabelle Haak, de apenas 20 anos, Vakifbank derrota o Praia Clube na estreia do Mundial de clubes de vôlei feminino

arquivo

A Suécia não tem tradição no vôlei e nem jogadoras que possam fazer companhia ao fenômeno Isabelle Haak. Por conta disso, você não verá a jogadora de 20 anos mostrando sua qualidade em competições entre seleções. Por isso, os momentos de brilho da atleta são nos torneios de clubes. E logo na estreia do Mundial, a sueca fez toda a diferença para levar o Vakifbank, da Turquia, à vitória sobre o Praia Clube por 3 a 0 com parciais de 27/25, 25/20 e 25/20.

Isabelle Haak marcou 22 pontos na partida, 19 de ataque, dois de bloqueio e um de saque. A sueca contou ainda com a ajuda de uma coadjuvante luxo. A brasileira Gabi também fez uma boa partida foi a segunda maior pontuadora da equipe turca com 12 acertos.

+ CONFIRA A TABELA DO MUNDIAL

Gabi, do VakifBank Istanbul
Vakifbank, de Gabi, estreia com vitória no Mundial de clubes (vakifbanksporkulubu.com)

Do lado do Praia Clube, quem chamou a atenção foi a dominicana Brayelin Martinez. Ela conseguiu fazer mais pontos do que Isabelle Haak. Foram 22 de ataque e um de bloqueio, mas foi a única jogadora a se destacar na equipe mineira. Algumas jogadoras importantes como Fernanda Garay, que fez apenas três pontos, tiveram atuações muito abaixo do normal.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

A grande diferença do jogo acabou sendo no número de pontos marcados pelo Vakifbank no bloqueio (8 a 2) e no saque (4 a 2). Já no ataque, houve equilíbrio, mas a equipe turca também levou vantagem (44 a 40).

Dos três sets, apenas no primeiro o Praia Clube teve chances claras de vencer. Depois de um começo ruim em que viu o adversário abrir 8 a 3, a equipe brasileira foi reagindo, virou o jogo e chegou a fazer 23 a 21. Apesar de ter ficado a dois pontos da vitória, o time de Uberlândia deixou o Vakifbank passar a frente com três pontos seguidos e, depois de salvar três set points, acabou perdendo por 27 a 25.

No segundo set, o Vakifbank deu a impressão de que venceria com facilidade ao fazer 13 a 8, mas o Praia Clube reagiu com seis pontos seguidos e virou para 14 a 13. O jogo seguiu equilibrado até 16 a 16. Foi quando o time turco voltou a dominar o duelo e abrir vantagem até chegar à vitória por 25 a 20.

Depois de ter suado para vencer os dois primeiros sets, o Vakifbank teve mais tranquilidade no terceiro. A equipe brasileira bem que lutou, mas não conseguiu ficar na frente do placar em nenhum momento e o time turco controlou bem o duelo até chegar à vitória novamente por 25 a 20 para fechar o jogo em 3 a 0.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei