Siga o OTD

Vôlei

Em jogo épico, SP/ Barueri bate Osasco e é campeão paulista

Equipe de Zé Roberto vira sobre o Osasco e conquista o título inédito do Estadual!

João Neto/Fotojump

O São Paulo/Barueri é o grande campeão do Campeonato Paulista de vôlei feminino de 2019. Em uma batalha épica e alucinante do Ginásio José Liberatti, a equipe de José Roberto Guimarães teve uma atuação digna de campeã e venceu de virada, no tie-break, por 22/25, 20/25, 26/24, 25/22 e 15/11.

Com o resultado, a jovem equipe do São Paulo/Barueri vence o Paulista pela primeira vez na história e já começa a temporada com um título. O destaque da equipe campeã foi Lorenne, que chamou a responsabilidade para si e comandou o time no ataque.

Essa foi a primeira derrota do Osasco dentro de seus domínios nesta temporada e o Barueri fecha a série de jogos da final com duas vitórias em dois jogos.

Essa decisão vai ficar na memória dos torcedores e das atletas por muito tempo. No começo do jogo, parecia que a experiência do time do Osasco prevaleceria em quadra e o time abriu 2 sets a 0. Mas com um tricampeão olímpico no banco orientando sua jovem equipe, as atletas do São Paulo/Barueri não desistiram em momento algum, subiram de produção e não sentiram ao pressão. Pelo contrário, empataram a partida, forçaram o tie-break e decretaram o triunfo.

Vestindo a camisa de Osasco desde os 19 anos, Camila Brait fez questão de enaltecer a torcida local. “Os torcedores estão do nosso lado, sempre, seja na alegria ou na tristeza. E hoje foi uma prova disso. Não deixaram de nos apoiar em nenhum momento, mesmo quando o resultado tão esperado não veio. Agora é seguir em frente, porque semana que vem já tem estreia na Superliga. Vamos trabalhar muito para fazer esses maravilhosos torcedores voltaram a sorrir”, declarou a líbero.

O jogo

O primeiro set da decisão foi para lá de equilibrado. Apesar do time jovem do São Paulo/Barueri, as atletas não sentiram a pressão e jogaram de igual para igual com as adversárias do Osasco, que contava com Jaqueline e Casanova inspiradas. O jogo era tão parelho que nenhumas das equipes conseguia abrir vantagem considerável. Apenas no finalzinho da parcial, o time da casa usou sua experiência para colocar a maior diferença no placar até então, chegar ao set point e largar na frente: 25 a 22.

No segundo set, o roteiro mudou. O Osasco voltou com tudo para a quadra e desta vez conseguir construir boa vantagem no marcador, chegando a abrir 10 pontos de frente. O Barueri ainda esboçou uma reação, cortou a diferença pela metade e ainda salvou três set points, mas não foi suficiente para evitar que o Osasco fizesse 25 a 20 e ficasse a um ponto de forçar o golden set.

As meninas do Barueri, porém, não quiseram saber de desistir e entraram com tudo em quadra no terceiro set. Chegaram a abrir sete pontos de frente, mas acabara permitindo a reação do Osasco. O time da casa encostou no placar e o fim da parcial foi para lá de emocionante. O Osasco, porém, errou quando não podia e o Barueri fechou o set em 26 a 24, ganhando uma sobrevida na decisão.

O começo do quarto set foi bastante equilibrado. Mas era o Barueri, mais uma vez, que se mantinha a frente. Desta vez, porém, a equipe de Zé Roberto não conseguiu abrir vantagem tão larga e o Osasco seguia na cola. Mas o Barueri estava mais inteiro em quadra e se impôs no fim da parcial para empatar a partida e levar para o tie-break.

O quinto e decisivo set foi alucinante do início ao fim. Os dois times estavam dando tudo de si em quadra e nada estava definido. Apesar da festa da torcida, o Barueri se impôs, emplacou uma sequência de pontos e não perdoou, decretando a vitória e o título.

Acompanhe ao vivo: Osasco x Barueri – Final – Paulsita feminino

Mais em Vôlei