Siga o OTD

Vôlei

Missão Tóquio faz Zé Roberto deixar Barueri “um pouco” de lado

De olho em Tóquio, Zé Roberto pretende deixar Barueri um pouco de lado para observar atletas no exterior

José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina de vôlei
Divulgação

Com o fim da temporada de seleções de 2019, a Olimpíada bate na porta. Faltando menos de nove meses para Tóquio 2020 e por conta dos resultados obtidos nas competições deste ano, José Roberto Guimarães, técnico da seleção de vôlei feminina, assume que vai mudar um pouco seu planejamento.

“A minha ideia é sair um pouco da minha função de técnico do Barueri, ir para Europa e o Japão para observar as atletas, brasileiras e estrangeiras, para ajudar nessa preparação para Tóquio. A gente está em contato com todas as meninas que estão fora do país e elas tem uma lição de casa para se cuidarem na caminhada até a Olimpíada, principalmente na parte física”, comentou.

O ano de 2019 foi repleto de problemas para o time nacional. Antes do início das competições, José Roberto Guimarães recebeu de jogadoras inúmeros pedidos de dispensa, solicitações de não convocação e até anúncios de aposentadoria.

Zé Roberto Guimarães, no São Paulo Barueri
Zé Roberto comanda o projeto de vôlei feminino do São Paulo/Barueri (divulgação)

“Esse ciclo está sendo o mais difícil de todos porque nós nunca conseguimos montar o time por conta das lesões. Sempre uma ou outra jogadora estava machucada e isso fez com que nós sempre estivéssemos correndo na subida. Mas, se estivermos com todas juntas, com tempo para trabalhar, vamos jogar de igual para igual com qualquer equipe do mundo”, disse o treinador.

Na última temporada, o Brasil disputou cinco competições. As comandadas de José Roberto Guimarães venceram o Pré-Olímpico, que era o maior objetivo do ano, e o Sul-Americano. Ficaram em segundo na Liga das Nações e terminaram a Copa do Mundo e os Jogos Pan-Americanos de Lima na quarta posição. Para o treinador, o grande número de torneios disputados criou um problema.

“Não conseguimos treinar. Treinamos pouco, muito pouco. Acabamos jogando muito e esse time precisava de treino. Em 2020 temos a Liga das Nações e temos que planejar direito. A fase final é muito perto do começo das Olimpíadas e elas (jogadoras) precisam de treino. Se ficarmos pensando só em jogar, o time não vai chegar na melhor forma em Tóquio”, comentou José Roberto Guimarães.

O fim está próximo

Depois de 16 anos comandando a seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães anunciou que vai deixar o cargo. Primeiro técnico a vencer o título olímpico com homens e mulheres e o único brasileiro com três ouros em Olimpíadas, o técnico sentiu que era a hora de parar.

Durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, José Roberto Guimarães explicou que um dos motivos que o fez decidir pela aposentadoria da Seleção Brasileira foi a distância de sua família, em entrevista para o portal Uol. Por conta desta decisão, o técnico tem vivido uma experiência diferente nas competições com a Seleção Brasileira.

“Essa preparação (para o adeus) tem sido muito difícil. Eu fico imaginando, contando os dias, as horas e pensando que cada hino que eu ouvir é um a menos. Eu sempre digo que são emoções difíceis de descrever, momentos inesquecíveis que eu sei que estão chegando ao fim. Mas tudo tem começo, meio e fim”, finalizou José Roberto Guimarães.

Mais em Vôlei