Siga o OTD

Vôlei

Brasil derrota o Japão é tricampeão da Copa do Mundo

Seleção bate Japão por 3 a 0 e conquista mais uma vez a Copa do Mundo de vôlei masculino

Brasil campeão da Copa do Mundo de vôlei masculino Tabela vôlei masculino Tóquio 2020 jogos olímpicos
FIVB

O Brasil conquistou o tricampeonato da Copa do Mundo de vôlei masculino ao bater o Japão por 3 a 1, na casa deles. Foi a décima vitória da seleção comandada por Renan Dal Zotto em dez jogos no torneio. Seis delas foram por 3 sets a 0 e três cedendo apenas um.

As parciais da partida, disputada em Hiroshima nesta segunda-feira (14), foram de 25 a 17, 24 a 26, 25 a 14 e 27 a 25.

É o terceiro título do Brasil na Copa do Mundo de vôlei masculino e pode ser o segundo invicto. O time volta à quadra na madrugada desta segunda para terça, às 3h, para enfrentar a Itália pela última rodada da competição e você acompanha ao vivo aqui no Olimpíada Todo Dia.

O outro título invicto foi o primeiro, em 2003. Em 2007 perdemos apenas uma, para os Estados Unidos na estreia, e depois vencemos dez seguidas por 3 a 0 perdendo apenas um set, coincidentemente para o mesmo Japão.

Agora a seleção brasileira fica isolada como a segunda com mais títulos do torneio. Os Estados Unidos permanecem com dois. A Rússia, somados os quatro do período da União Soviética, é a maior vencedora com seis.

A seleção tricampeã, comandada pelo técnico Renan Dal Zotto, foi formada no Japão por Bruno, Alan, Lucão, Maurício Souza, Leal, Lucarelli, Thales, Fernando Cachopa, Felipe Roque, Maurício Borges, Flávio e Douglas.

Vitória dourada

Na partida contra o Japão, Leal ganhou quase um set inteiro sozinho. Marcou 24 pontos, sendo três no bloque e outros dois no saque. Alan, terceiro maior pontuador de todo o campeonato, marcou 16.

O jovem Nishida, de apenas 19 anos e com 1m86, marcou 17 para os anfitriões. Ele é o quarto maior pontuador da Copa do Mundo.

O Brasil entrou em quadra precisando de uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 para ficar com a taça sem precisar fazer nenhuma conta. Se fosse por 3 a 2 precisaria da calculadora pelo menos para ver a situação do quociente de pontos, o segundo critério de desempate.

A Polônia está em segundo na tabela de classificação e disputa o vice-campeonato com os Estados Unidos. O Japão saiu da briga pelo pódio da Copa do Mundo com a derrota para o Brasil.

+ Confira a tabela, agenda e resultados do torneio

O primeiro set foi o resumo dos jogos do Brasil. Passo a passo com o adversário até a reta final, quando o time cresce, abre vantagem e fecha. A única diferença foi que o “sprint” veio um pouco antes, com a seleção abrindo quatro no 19 a 15. Dali para a frente o Japão não acompanhou mais o ritmo e tomou 25 a 17.

O time da casa, então brigando por um lugar no pódio e com todo o ginásio a favor, começou o segundo set abrindo 3 a 0. O Brasil buscou logo, mas eles mostraram não terem sentido a derrota na primeira parcial e usaram a receita a seleção brasileira para fechar. Cresceram no final e se impuseram no 26 a 24.

O terceiro set foi fora da curva. O Brasil amassou o Japão e chegou a abrir treze pontos de vantagem no 21 a 8. Eles até descontaram um pouco, mas Leal fechou no 25 a 14 em um belo ace.

Precisando vencer para garantir ali mesmo o troféu, o Brasil jogou o quarto set como campeão e não deixou a chance passar: 27 a 25 no placar e festa brasileira em Hiroshima.

Mais em Vôlei