Siga o OTD

Vôlei

Brasil derrota o Japão é tricampeão da Copa do Mundo

Seleção bate Japão por 3 a 0 e conquista mais uma vez a Copa do Mundo de vôlei masculino

Brasil campeão da Copa do Mundo de vôlei masculino Tabela vôlei masculino Tóquio 2020 jogos olímpicos
FIVB

O Brasil conquistou o tricampeonato da Copa do Mundo de vôlei masculino ao bater o Japão por 3 a 1, na casa deles. Foi a décima vitória da seleção comandada por Renan Dal Zotto em dez jogos no torneio. Seis delas foram por 3 sets a 0 e três cedendo apenas um.

As parciais da partida, disputada em Hiroshima nesta segunda-feira (14), foram de 25 a 17, 24 a 26, 25 a 14 e 27 a 25.

É o terceiro título do Brasil na Copa do Mundo de vôlei masculino e pode ser o segundo invicto. O time volta à quadra na madrugada desta segunda para terça, às 3h, para enfrentar a Itália pela última rodada da competição e você acompanha ao vivo aqui no Olimpíada Todo Dia.

O outro título invicto foi o primeiro, em 2003. Em 2007 perdemos apenas uma, para os Estados Unidos na estreia, e depois vencemos dez seguidas por 3 a 0 perdendo apenas um set, coincidentemente para o mesmo Japão.

Agora a seleção brasileira fica isolada como a segunda com mais títulos do torneio. Os Estados Unidos permanecem com dois. A Rússia, somados os quatro do período da União Soviética, é a maior vencedora com seis.

A seleção tricampeã, comandada pelo técnico Renan Dal Zotto, foi formada no Japão por Bruno, Alan, Lucão, Maurício Souza, Leal, Lucarelli, Thales, Fernando Cachopa, Felipe Roque, Maurício Borges, Flávio e Douglas.

Vitória dourada

Na partida contra o Japão, Leal ganhou quase um set inteiro sozinho. Marcou 24 pontos, sendo três no bloque e outros dois no saque. Alan, terceiro maior pontuador de todo o campeonato, marcou 16.

O jovem Nishida, de apenas 19 anos e com 1m86, marcou 17 para os anfitriões. Ele é o quarto maior pontuador da Copa do Mundo.

O Brasil entrou em quadra precisando de uma vitória por 3 a 0 ou 3 a 1 para ficar com a taça sem precisar fazer nenhuma conta. Se fosse por 3 a 2 precisaria da calculadora pelo menos para ver a situação do quociente de pontos, o segundo critério de desempate.

A Polônia está em segundo na tabela de classificação e disputa o vice-campeonato com os Estados Unidos. O Japão saiu da briga pelo pódio da Copa do Mundo com a derrota para o Brasil.

+ Confira a tabela, agenda e resultados do torneio

O primeiro set foi o resumo dos jogos do Brasil. Passo a passo com o adversário até a reta final, quando o time cresce, abre vantagem e fecha. A única diferença foi que o “sprint” veio um pouco antes, com a seleção abrindo quatro no 19 a 15. Dali para a frente o Japão não acompanhou mais o ritmo e tomou 25 a 17.

O time da casa, então brigando por um lugar no pódio e com todo o ginásio a favor, começou o segundo set abrindo 3 a 0. O Brasil buscou logo, mas eles mostraram não terem sentido a derrota na primeira parcial e usaram a receita a seleção brasileira para fechar. Cresceram no final e se impuseram no 26 a 24.

O terceiro set foi fora da curva. O Brasil amassou o Japão e chegou a abrir treze pontos de vantagem no 21 a 8. Eles até descontaram um pouco, mas Leal fechou no 25 a 14 em um belo ace.

Precisando vencer para garantir ali mesmo o troféu, o Brasil jogou o quarto set como campeão e não deixou a chance passar: 27 a 25 no placar e festa brasileira em Hiroshima.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei