Siga o OTD

Vôlei

Nova temporada da Superliga começa em um mês

A 26ª edição da Superliga começa no dia 9 de novembro com a primeira rodada masculina. Feminina é dia 12

Superliga masculina começa primeiro (divulgação)

A Superliga, maior competição do voleibol nacional, está perto de voltar a ação. O campeonato, que na temporada 2019/2020 chegará na 26ª edição, começa no dia 9 de novembro com a primeira rodada masculina. A feminina se inicia pouco depois, no dia 12.

A maior novidade desta temporada na Superliga está por conta dos playoffs. Em ambos os naipes os duelos de quartas de final, semifinais e finais serão todos disputados em série melhor de três. As finais da competição feminina estão programadas para os dias 14, 18 e 26 de abril. No masculino a série decisiva será em 19 e 24 de abril, e, caso seja necessário, o terceiro jogo será no dia 2 de maio.

Assim como acontece em todas as edições, a Superliga estará permeada de atletas de outras nacionalidades. Nesta serão 18 estrangeiros, 10 na feminina e oito na masculina, das mais variadas nacionalidades como Cuba, Argentina, Canadá, Marrocos, Azerbaijão, Estados Unidos, entre outros.

A qualidade da competição também é conferida pela quantidade de medalhistas olímpicos em quadra. Dos 12 campeões na Rio 2016, 11 jogarão nesta Superliga. No feminino teremos a presença de outras oito campeãs.

Superliga
Superliga feminina começa dia 12 (Orlando Bento/MTC/arquivo)

Superliga Masculina

A Superliga 2019/2020 masculina contará com o atual campeão EMS Taubaté Funvic (SP), além de clubes importantes como Sesi-SP, Sada Cruzeiro (MG), Sesc-RJ, Fiat/Minas (MG), Vôlei Renata (SP), Denk Academy Maringá Vôlei (PR), Vôlei UM Itapetininga (SP), América Vôlei (MG), São Francisco Vôlei-RP (SP).

O Botafogo (RJ), campeão da Superliga B 2019 e Apan Blumenau (SC), vice-campeão, garantiram o acesso e disputam a competição.

A primeira rodada masculina terá cinco partidas no dia 9 de novembro: o confronto entre Botafogo e Sesi-SP no Oscar Zelaya, no Rio de Janeiro (RJ); o Sada Cruzeiro recebe o São Francisco Vôlei-RP, no Riacho, em Contagem (MG); o América Vôlei mede forças com o Sesc-RJ, no Tancredo Neves, em Montes Claros (MG); Em Itapetininga (SP), o Vôlei UM Itapetininga enfrenta o Fiat/Minas, no Ayrton Senna; O Chico Neto, em Maringá (PR), recebe o duelo entre o Denk Academy Maringá Vôlei e o Vôlei Renata; e, o campeão EMS Taubaté Funvic joga com o Apan Blumenau, no Abaeté, em Taubaté (SP), no dia 13 de novembro.

Superliga Feminina

No feminino, estarão na disputa o Itambé Minas (MG), campeão em 2018/2019, Dentil Praia Clube (MG), Osasco/Audax (SP), Sesi Vôlei Bauru (SP), Sesc-RJ, São Paulo FC/Barueri (SP), Fluminense (RJ), Curitiba Vôlei (PR), Esporte Clube Pinheiros (SP) e São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP).

Completam a lista o Valinhos (SP) e o Flamengo (RJ), que subiram da Superliga B 2019.

A rodada inaugural feminina terá todos os seis jogos no dia 12 de novembro. O atual campeão Itambé Minas visita o Flamengo, no ginásio do Tijuca Tênis, no Rio de Janeiro (RJ); O Valinhos enfrenta o Dentil Praia Clube, no Municipal, em Valinhos (SP); Em São Caetano (SP), o São Cristóvão Saúde/São Caetano joga com o Osasco/Audax no Lauro Gomes; Pinheiros e Sesi Vôlei Bauru entram em quadra no Henrique Villaboin, em São Paulo (SP); O Curitiba Vôlei recebe o Sesc-RJ, na Universidade Positivo, em Curitiba (PR); e o José Correia, em Barueri, será o palco do duelo entre São Paulo FC/Barueri e Fluminense.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei