Siga o OTD

Vôlei

Brasil perde da Polônia e vai disputar bronze contra Rússia

O Brasil perdeu a chance de ir à final do Mundial Sub-21 de vôlei masculino ao ser derrotado pela Polônia por 3 sets a 2, na DFGR Arena, em Brno na República Tcheca, pela semifinal do torneio. Com o resultado, a Seleção Brasileira disputa a medalha de bronze neste domingo contra a Rússia, que perdeu para Cuba também por 3 a 1. Cubanos e poloneses jogarão pelo ouro. Clique no vídeo acima para ver como foi o duelo Brasil x Polônia.

+ Veja a tabela completa do Mundial Sub-21 de vôlei feminino

Apesar da partida ter sido bastante parelha, a defesa e o passe da Polônia fizeram a diferença, principalmente nos dois primeiros sets. Enquanto os dois times se equivaliam no bloqueio, a recepção consistente deixava a bola na mão para que o levantador polonês a distribuísse para o ataque, que, consequentemente, teve um desempenho melhor do que o brasileiro.

A defesa e o passe da Polônia fizeram a diferença nos dois primeiros sets

Assim, a Polônia logo abriu vantagem no placar. Em 27 minutos, fechou o primeiro set em 25 a 21. No segundo, que durou 26, os poloneses conseguiram vencer por 25 a 19. O Brasil reagiu no terceiro set ao derrotar o adversário por 25 a 21. A quarta parcial foi a mais equilibrade todas. A disputa foi ponto a ponto, mas, invariavelmente, os brasileiros estavam atrás no placar. A virada aconteceu no 23 a 22. A Polônia empatou na sequência. Mas um ataque perfeito de Davy Moraes, seguido de um bloqueio de Felipe Roque fizeram a equipe dirigida pelo técnico Nery Tambeiro empatar o jogo ao fechar em 25 a 23.

Brasil reagiu, equilibrou o jogo, venceu o terceiro e o quarto set, mas acabou derrotado no tie-break

O tie-break foi também bastante equilibrado, mas uma escapa da Polônia que abriu três pontos no começo da parcial em 8 a 5 fez toda a diferença. O Brasil chegou a se aproximar algumas vezes. Diminuiu para 10 a 9 num bloqueio de Lucas Barreto e 12 a 11 num ataque de Pablo Ventura. Mas, no final, os poloneses venceram justamente por aqueles três pontos de vantagem: 15 a 12.

A pontuação dos brasileiros foi bem dividida. O destaque foi Pablo Ventura com 17, mas Felipe Roque fez 15 e Henrique Honorato terminou o jogo com 14. Do lado polonês, Jakub Kochanowski fez a diferença com 21 pontos, 15 de ataque, quatro de bloqueio e dois de saque.

O Brasil vai enfrentar na decisão do terceiro lugar a Rússia, por quem o time foi derrotado na última rodada na segunda fase na quinta-feira. Veja abaixo como foi o duelo que classificou Cuba para a final do Mundial Sub-21 de vôlei masculino.

Criado em 1977, o Mundial Sub-21 masculino de voleibol chega à décima nona edição. A Rússia é a recordista de títulos com dez ouros (incluídas as conquistas da era da União Soviética). O Brasil tem 13 medalhas e é o segundo maior vencedor (quatro ouros, seis pratas e três bronzes).

HISTÓRICO DO BRASIL NOS MUNDIAIS SUB-21 MASCULINOS

13 MEDALHAS (4 ouros/6 pratas/3 bronzes)

1977 (Brasil) – Bronze

1981 (EUA) – Prata

1989 (Grécia) – Bronze

1993 (Argentina) – Ouro

1995 (Malásia) – Prata

1997 (Malásia) – Prata

1999 (Tailândia) – Bronze

2001 (Polônia) – Ouro

2003 (Irã) – Prata

2005 (Índia) – Prata

2007 (Marrocos) – Ouro

2009 (Índia) – Ouro

2013 (Turquia) – Prata

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei