Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence Egito e lidera a Copa do Mundo de vôlei masculino

Seleção brasileira bate o Egito por 3 a 1, vence a terceira seguida e passa a ser a única equipe invícta na Copa do Mundo

Leal e Salah na Copa do Mundo de vôlei masculino
Divulgação/FIVB

O Brasil venceu o Egito por 3 sets a 1 nesta sexta-feira e assumiu a liderança isolada da Copa do Mundo de vôlei masculino. Foi a terceira vitória seguida da seleção no campeonato, que agora passa a ser a única que permanece com 100% de aproveitamento. As parciais foram de 25/19, 21/25, 25/19 e 25/22.

Leal, desta vez, foi o maior pontuador do jogo com 22, sendo 18 no ataque e três no bloqueio. Alan, principal marcador do Brasil no campeonato, contruibuiu com mais 20. Lucão mais uma vez ‘jogou de terno’, apareceu nos momentos mais importantes e deixou 14 pontos na quadra, três deles em bloqueios e outros dois no saque.

“Conseguimos os três pontos diante de um time que fez uma excelente partida. Eles começaram de forma brilhante a competição e sabíamos que seria um jogo muito complicado. Agora é pensar na partida de amanhã e sabemos que cada jogo conta muito. Temos que encarar sempre como uma grande final. Hoje estamos felizes pela vitória sobre o Egito, que vem fazendo uma excepcional Copa do Mundo”, avaliou o técnico Renan.

A próxima partida do Brasil é a última em Nagano, contra a Rússia. Será na madrugada desta sexta-feira (4) para sábado, às 2h, e você acompanha ao vivo aqui pelo Olimpíada Todo Dia. Depois a seleção viaja para Hiroshima, onde enfrentará as seleções do Irã, Argentina, Estados Unidos, Tunísia, Polônia, Japão e Itália.

+ Confira tabela, agenda e resultados da Copa

Brasil faz a trinca

O jogo começou com muita paulada de lado a lado. Assim os times foram virando e caminhando juntos no placar até que uma sequência de Alan, Leal e Lucão deu uma vantagem para o Brasil. O Egito ainda se manteve vivo até a reta final, mas a seleção brasileira desgarrou no 23 a 18. Alan anotou o set point e Leal matou no saque.

Os egípcios voltaram inteiros para o segundo set, que também começou bem equilibrado. E assim continuou, com diversas trocas no comando do placar. Na segunda metade da parcial o Egito cresceu com Salah virando tudo, ensaiou abrir frente e conseguiu até marcar o 25 a 21. Foi o primeiro set perdido pelo time brasileiro na Copa do Mundo de vôlei masculino.

A seleção brasileira não sentiu e voltou melhor no terceiro set. Já assumiu o comando do marcador logo no 4 a 2, foi a 10 a 5 e abriu sete no 16 a 9. Na volta da parada técnica, os africanos reagiram e encostaram no 17 a 14. Aí Lucão apareceu e recolocou o Brasil nos trilhos com duas bolaças. Leal e Alan encerraram o serviço.

Detalhe para uma recepção de Alan com os pés no final da parcial. Colocou na mão de Bruninho com um toquinho de pé direito de dar inveja a muito boleiro. “Foi um lance um pouco diferente, que não estamos muito acostumados a ver no vôlei. Eu vi que a bola ia dentro, botei o pé e deu tudo certo. Foi na mão e conseguimos rodar”, contou Alan.

No quarto set o Egito parecia entregue quando chegou a ficar quatro pontos atrás no 9 a 5. Mas eles reagiram, colaram no 14 a 13 e engrossaram até o final. Com calma e paciência, a seleção fechou o jogo com Leal, o nome da partida. Ele precisou bater duas para vencer o bloqueio Egípcio, mas colocou no chão e garantiu a vitória para o Brasil.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Brasil na Copa do Mundo

Na Copa do Mundo, o Brasil estará com os levantadores Bruninho e Fernando Cachopa; os opostos Alan e Felipe Roque; os centrais Lucão, Maurício Souza, Isac e Flávio; os ponteiros Lucarelli, Leal, Douglas e Maurício Borges, e os líberos Thales e Maique.

A Copa do Mundo será a quinta competição da seleção brasileira masculina nesta temporada 2019. Antes, o Brasil disputou a Liga das Nações, os Jogos Pan-Americanos, o Pré-Olímpico e o Campeonato Sul-Americano.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei