Siga o OTD

Vôlei

Bloqueio da China faz a diferença e Brasil perde no tie-break

Depois de perder o primeiro set, Brasil chegou a virar o jogo, mas acabou derrotado pela China no tie-break pela Copa do Mundo de võlei feminino

Divulgação/FIVB

O Brasil fez um bom jogo, especialmente nos três primeiros sets, chegou a estar vencendo por 2 a 1, mas acabou levando a virada e foi derrotado pela poderosa China pela Copa do Mundo de vôlei feminino. O bloqueio chinês fez  a diferença da partida. Com 17 pontos no fundamento contra sete das brasileiras, as asiáticas construíram o resultado, que teve o brilho de Ting Zhu e de Xinyue Yuan, que marcaram 26 pontos cada uma. Pelo lado verde e amarelo, Gabi, com 20, e Mara, com 17, se destacaram.

Foi a terceira derrota da equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães. Depois de vencer Sérvia e Argentina nas duas primeiras rodadas, a Seleçao Brasileira perdeu da Holanda, ganhou do Quênia e caiu diante dos Estados Unidos e da China. O time volta a jogar no começo da madrugada desta segunda-feira, às 0h30, contra a República Dominicana.

+ TABELA DA COMPETIÇÃO

O jogo

O começo da partida não foi dos mais animadores. Líder da Copa do Mundo de vôlei feminino e sem ter perdido nenhum set até então, a China foi se impondo ao Brasil logo e cara e chegou a estar vencendo por 14 a 8. Aos poucos, no entanto, a equipe brasileira foi reagindo e fez as chinesas suarem para conseguir vencer por 25 a 23.

No segundo set, o Brasil manteve o ritmo da parte final do primeiro, conseguiu mostrar força e ser consistente. Com Macris acionando bem as companheiras, Gabi firme no ataque e Léia defendendo muito bem, a Seleção Brasileira chegou ao momento decisivo da parcial liderando por 23 a 22. Foi nesta hora em que começou a aparecer a central Mara, que bloqueou Ting Zhu para conseguir o set point para as comandadas de José Roberto Guimarães. Na sequência, Gabi foi a responsável por fechar em 25 a 23. Foi o primeiro set perdido pela China em seis rodadas da Copa do Mundo de vôlei feminino.

No terceiro set, a China deu a pinta de que acabaria com qualquer esperança brasileira quando chegou a abrir quatro pontos de vantagem: 13 a 9 e depois em 18 a 14. Mas outra vez, o Brasil mostrou força, equilibrou as ações e conseguiu passar a frente em 23 a 22 em um ataque para fora das adversárias. Lorenne foi então para o saque e marcou dois pontos seguidos para o Brasil fechar em 25 a 22 e virar o jogo.

A partir do quarto set, no entanto, Ting Zhu, que vinha sendo a principal jogadora da China, ganhou a companhia da gigante Xinyue Yuan, de 2m01, que começou a fazer a diferença. Ela foi a responsável por 7 dos 17 pontos de bloqueio feitos pelas chinesas na partida e jogou muito para fazer sua equipe fechar a parcial em 25 a 19 e levar a decisão para o tie-break.

O set de desempate, a China foi melhor desde o início. De novo com Zhu e Yuan como destaques, a equipe não deu muitas chances ao Brasil e chegou à vitória por 15 a 9 no ataque para fora de Gabi.

CHINA 3 X 2 BRASIL (25/23, 23/25, 22/25, 25/19 e 15/9)

PONTUADORAS

China – Yuan (26), Zhu (26), Zhang (13), Gong (9), Yan (9), Ding (4) e Li (3)

Brasil – Gabi (20), Mara (17), Lorenne (16), Drussyla (12), Bia (8), Macris (7), Sheilla (3)

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vôlei