Siga o OTD

Pan 2019

Brasil domina o Chile e fica com o bronze no vôlei masculino

Kadu, maior pontuador (Victor Calvo)

A seleção brasileira de vôlei masculino terminou os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 com a medalha de bronze. Neste domingo (4), o Brasil derrotou o Chile com autoridade, fazendo três sets a zero e garantindo um lugar no pódio. Aos chilenos, restou igualar a melhor campanha em Pans, com a quarta posição.

O Brasil dominou o primeiro set após uma passagem maravilhosa de Eder pelo saque. O capitão brasileiro ficou no serviço por oito pontos seguidos, abrindo uma vantagem enorme para o Brasil. A seleção teve tranquilidade para fechar a parcial em 25/12.

O segundo set trouxe os chilenos mais ligados. Os centrais foram os que deram mais trabalho para os brasileiros, com pontuações rápidas pelo meio de rede. Ainda assim, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem pouco a pouco e finalizou o set ainda com uma boa vantagem, 25/19.

No terceiro e último set, o treinador chileno fez alterações na equipe, o que fez com que os três irmãos Parraguirre (dois ponteiros e o oposto) estivessem em quadra juntos. As mudanças fizeram efeito e os chilenos até estiveram à frente em alguns momentos do jogo, mas os brasileiros não deixaram a vantagem escapar. Com suas próprias mudanças, os brasileiros fecharam em 25/21 após um belo ataque de Eder.

O maior pontuador brasileiro foi Kadu, com 19 pontos. Outro destaque ficou por conta do oposto Abouba, que marcou 10 vezes e foi um dos grandes nomes do Brasil no campeonato.

“Ficamos com um gostinho que poderíamos conquistar o ouro, mas infelizmente não veio. Trabalhamos bastante e fomos coroados com um bronze, que nos dá muito orgulho. Somos jovens, estamos começando a carreira, e, com certeza, ter uma medalha de Pan-Americano é muito importante para todos nós e para o Brasil”, disse Abouba.

O treinador brasileiro, Marcelo Fronckowiak, fez questão de elogiar o desempenho e a postura do time na partida decisiva.

“O saldo é positivo. Estamos no pódio. É importante para o Brasil estar no pódio, e é importante para esses garotos saírem com uma vitória depois da frustração de ontem, quando Cuba mereceu o resultado. Temos muito a evoluir, mas estamos no caminho certo”, afirmou.

Mais em Pan 2019