Siga o OTD

Pan 2019

Ao vivo: Brasil pega os EUA no vôlei masculino do Pan

Acompanhe agora a seleção em sua última partida da fase de classificação após vencer as duas primeiras

Eugenio Savio/Lima 2019/arquivo

Acompanhe ao vivo Brasil e EUA no vôlei masculino dos Jogos Pan-Americanos

Dois jogos e duas vitórias. Essa é a campanha da seleção brasileira de vôlei masculino nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Nesta sexta-feira (2), a equipe dirigida pelo técnico Marcelo Fronckowiak enfrenta os EUA na última rodada da fase de classificação. Acompanhe ao vivo pelo Olimpíada Todo Dia a partir das 22h30.

Nesta quinta (1º) o Brasil venceu o Chile por 3 sets a 1 (25/22, 22/25, 25/16 e 25/17), depois de ter estreado com resultado positivo sobre o México, pelo mesmo placar.

Com uma boa distribuição do levantador Thiaginho, vários jogadores se destacaram na pontuação nesta partida. O oposto Aboubacar marcou 19 vezes, o central Matheus, 18, e o ponteiro Rodriguinho, 14. O ponteiro Lucas Lóh e o central Éder ainda fizeram 10 pontos cada um.

Após a partida, Rodriguinho elogiou o desempenho do time. “Jogamos menos do que gostaríamos na preparação e nosso ritmo de jogo vem sendo conquistado durante o campeonato. Treinamos muito, mas nunca é igual a um jogo. Hoje já corrigimos alguns erros que cometemos ontem e agora é crescer degrau por degrau e jogar cada vez melhor”, disse o ponteiro do Brasil.

O central Matheus comentou sobre a felicidade de estar representando o país em uma edição de Pan-Americano. “É a realização de um sonho estar na seleção brasileira. Estamos bem preparados para o campeonato. Não foi fácil chegar aqui e nos manter aqui é mais difícil ainda. Hoje foi uma boa vitória e estamos todos muito felizes”, afirmou o jogador.

O técnico brasileiro analisou a partida. “Tivemos um grande adversário do outro lado. O Chile teve méritos, venceu os Estados Unidos ontem, nos incomodou hoje, a comissão técnica tem feito um grande trabalho e eles estão evoluindo. Nós temos essa situação de jovens jogadores também do nosso lado, mas soubemos reagir quando necessário. De um modo geral, estamos caminhando bem”, concluiu Fronckowiak.

O Brasil entrou em quadra com o mesmo time que havia vencido o México na estreia: Thiaginho, Abouba, Matheus, Éder, Lucas Lóh, Rodriguinho e Rogerinho. Também participaram da partida o levantador Carísio, o oposto Felipe Roque e o ponteiro Honorato.

A equipe verde e amarela começou melhor, abriu vantagem, os chilenos aproximaram no placar em 15/17, mas o Brasil voltou a abrir quatro (19/15) e fechou em 25/18. No segundo set, o Chile esteve a frente no primeiro tempo técnico (8/7), a seleção brasileira virou, fez 10/8, a parcial seguiu disputada ponto a ponto, o adversário fez 19/17 e venceu por 25/22.

O terceiro set também começou com equilíbrio e o Brasil abriu em 8/5. No bloqueio de Lucas Lóh, o Brasil fez 17/11. Embalado, o time dirigido pelo técnico Fronckowiak venceu por 25/16 e foi para a quarta parcial. Com Abouba, a seleção brasileira abriu 5/2 e o adversário pediu tempo. Na sequência, 13/8. O time manteve a regularidade até fechar o set por 25/17.

O Brasil está nos Jogos Pan-Americanos com os levantadores Thiaguinho e Carísio; os opostos Aboubacar e Felipe Roque; os centrais Éder, Cledenilson e Matheus; os ponteiros Lucas Lóh, Kadu, Honorato e Rodriguinho, e o líbero Rogerinho.

Outro grupo, sob o comando do técnico Renan, está na Polônia para a disputa do Memorial Wagner, um torneio amistoso contra Finlândia, Polônia e Sérvia. No primeiro jogo, também nesta quinta-feira (01.08), o Brasil venceu a Finlândia por 3 sets a 0. Nesta sexta (02.08), a equipe verde e amarela terá a Polônia como adversária e, no sábado (03.08), enfrentará os sérvios.

Na sequência, a seleção terá o importante compromisso de disputar o Pré-Olímpico, que vai acontecer nos dias 9, 10 e 11 de agosto, em Varna, na Bulgária. O grupo do Brasil ainda conta com Porto Rico, Egito e Bulgária. Apenas um conseguirá a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019