Siga o OTD

Vôlei

Seleção Sub-19 disputa Desafio Internacional visando Mundial

(Renan Rodrigues/CBV)

A seleção Sub-19 de vôlei masculino do Brasil disputa nesta semana torneio visando a preparação ao Campeonato Mundial da categoria, que acontece em agosto, na Tunísia. O grupo comandado pelo técnico Fabiano Ribeiro, o Magoo, entra em quadra pelo Desafio Internacional de Voleibol, entre 31 de julho e 3 de agosto, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Os jogos acontecem no ginásio do Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações).

A seleção brasileira enfrentará as equipes Sub-19 da Argentina e República Dominicana, além do grupo adulto do São José Vôlei (SP), que disputará a próxima edição da Superliga B. A estreia será justamente contra a equipe paulista, nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília). O torneio na cidade mineira será realizado no formato quadrangular, onde todos se enfrentam e as duas equipes que terminarem a primeira fase com mais pontos se enfrentam na final, enquanto os outros dois times disputam o bronze.

O técnico Fabiano Ribeiro analisou a importância da disputa para enfrentar possíveis futuros oponentes no mundial e lembrou que a competição ajudará no aumento da experiência dos jovens, atuando com presença da torcida local, hino e protocolo oficial.

“É de grande importância fazermos jogos com equipes que irão participar do Mundial. Os jovens precisam passar por este tipo de experiência antes da nossa principal competição. E também para analisarmos como está o nível de alguns adversários que encontraremos lá (no Mundial). A cidade de Santa Rita do Sapucaí, junto com o Inatel, nos ajudou bastante com este tipo de evento e com a CBV nos dando todo recurso para que possamos nos preparar da melhor maneira. Cabe a nós aproveitarmos a oportunidade, crescermos e buscarmos evolução no dia a dia até o Mundial na Tunísia”, disse Magoo.

A disputa em Santa Rita do Sapucaí também auxiliará na definição dos 12 nomes que serão inscritos ao mundial. O grupo para o Desafio Internacional de Voleibol conta com 16 atletas. Estão presentes os levantadores Gustavo Orlando, Rafael Foster e Guilherme Marques, os opostos Darlan e Paulo Sil, os centrais Guilherme Rech, Léo Andrade, Maicon dos Santos, Otávio Filipi e Leandro Campos, os ponteiros Lucas Lima, Adriano Cavalcante, Nathan Krupp, Matias Provensi, e os líberos Leonardo Kihara e Pedro Tomasi.

O Mundial Sub-19 acontece de 21 a 30 de agosto, na Tunísia. O Brasil está no grupo A e enfrenta na primeira fase os donos da casa, Cuba, Taiwan e Bielorrússia. A maior parte dos convocados fez parte da preparação ao Campeonato Sul-Americano de 2018 e vem realizando a preparação para o Mundial Sub-19 no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ), desde maio deste ano.

O público poderá trocar os ingressos para assistir aos jogos até esta terça-feira (30.07). Cada ingresso será trocado por dois quilos de alimentos não perecíveis e cada torcedor pode retirar até cinco ingressos. Os alimentos serão doados para entidades da região. Nos dias de jogos, os ingressos serão trocados até 30 minutos antes das partidas no ginásio do Inatel, caso ainda existam lugares disponíveis. A capacidade do ginásio é de 1,3 mil pessoas.

Neste ano, a seleção feminina Sub-20 também disputou o Desafio Internacional de Voleibol, em Santa Rita do Sapucaí (MG). O grupo enfrentou Argentina, China e Turquia, vencendo dois jogos e perdendo para as rivais sul-americanas no tie-break, garantindo o título.

A comissão técnica da seleção brasileira sub-19 masculina é formada pelo supervisor Alexandre Ferrante; o técnico Fabiano Ribeiro, o Magoo; o assistente técnico Luiz Carlos Rodrigues da Silva, o Kadylac; o auxiliar técnico Aníbal Severo Soares; o estatístico Denis Cabral de Moraes, o médico Marcos Martins Lages, o médico fisiologista, João Olyntho Neto, e o nutricionista Philippe Queiroz, e o psicólogo Antônio Luiz Prado.

DESAFIO INTERNACIONAL DE VOLEIBOL:

31/07
14h – Argentina x República Dominicana
16h – Brasil x São José Vôlei (SP)

01/08
18h – São José Vôlei (SP) x República Dominicana
20h – Brasil x Argentina

02/08
18h – São José Vôlei (SP) x Argentina
20h – Brasil x República Dominicana

03/08
18h – Disputa de 3° e 4°
20h – Final

Mais em Vôlei