Siga o OTD

Vôlei

Brasil vence Smarzek e está na semifinal da Liga das Nações

Brasil vence Polônia de Smarzek e se classifica ao lado dos EUA. Times disputam amanhã primeiro lugar do grupo

Brasil vence Polônia pela Liga das Nações
Divulgação/FIVB

O Brasil derrotou a Polônia por 3 a 2 pela fase final da Liga das Nações de vôlei feminino, nesta quarta (4), em Nanquim, na China. A vitória, com parciais de 22/25, 25/21, 22/25, 25/19 e 15/10, classificou a seleção brasileira para a semifinal ao lado dos Estados Unidos. A Polônia, com duas derrotas, está eliminada.

Nesta sexta-feira (5) Brasil e Estados Unidos decidem o primeiro lugar no grupo B a partir das 4h, com acompanhamento ao vivo do Olimpíada Todo Dia.

No grupo A estão Itália, Turquia e a China. No único jogo de terça (3) a Turquia fez 3 a 1 na China. Na quarta tem Itália e Turquia e na quinta jogam China e Itália. Os dois melhores passam e cruzam com Brasil e Estados Unidos nas disputas pela final do dia 7.

O duelo contra as polonesas resumiu-se praticamente em um Brasil x Smarzek. A atacante fez 32 pontos, todos no ataque. Ela começou o jogo com 387 pontos e poderia ser a primeira a chegar aos 400 pontos na Liga das Nações. Chegou. Marcou o 400º no final do segundo set, o 19º da equipe dela naquele momento.

Medrzyk foi a segunda que mais marcou para a Polônia, com 14. Além delas, só Kakolewska e Stysiak fizeram pelo menos dez no time.

Pelo lado do Brasil, Bia fez 22 pontos, sendo oito no bloqueio, disparada a melhor no fundamento. Inclusive pegou a Smarzek algumas boas vezes (assista abaixo). Apareceu ainda muito bem nos momentos decisivos da partida. Gabi contribuiu com 17 e Paula Borgo, que cresceu no final, fez 14.

Bia comentou a vitória. “Estou muito feliz com essa vitória. Sabíamos que com um resultado positivo estaríamos na semifinal. A Polônia tem um time muito alto e uma oposta que está em grande fase. O importante é que vencemos como um grupo. A Amanda e a Mara entraram muito bem na partida, com uma energia diferente, e isso foi fundamental para o resultado. Agora é seguirmos como um grupo para jogarmos bem contra os Estados Unidos”.

O técnico José Roberto Guimarães também falou. “A Polônia evoluiu bastante. Hoje ainda tivemos altos e baixos, principalmente no terceiro set. A consistência melhorou no quarto e no quinto sets quando diminuímos o número de erros. Ainda precisamos ser mais regulares e vamos trabalhar para melhor isso para os próximos jogos”.

Brasil x Polônia

O Brasil começou mal e pagou com o primeiro set e chegou a estar perdendo por 10 a 4. Antes, no tempo do oitavo ponto, o técnico Zé Roberto cobrou o time reclamando de uma certa apatia. “Tá muito devagarinho”, disse. O Brasil respondeu e foi buscar o placar aos poucos, virando no 18 a 17.

Quando parecia que ia deslanchar, o bloqueio polonês pegou a Natalia duas vezes, elas desviraram, cresceram e fizeram 25 a 22. Smarzek marcou 8 pontos só no primeiro set.

A segunda parcial também foi ponto a ponto. A diferença é que o Brasil começou melhor e, de novo, parecia que ia deslanchar. Mas não foi o que aconteceu. Com Smarzek virando tudo, a Polônia seguiu lutando pela sobrevivência. Nos últimos pontos, Natalia foi decisiva. Ela pegou a Smarzek no bloqueio que abriu o 21 a 19 e depois, no ataque, marcou o 23 a 20. Bia e Gabi completaram o 25 a 21.

No terceiro set o time bobeou no final. Comandou o placar quase todo o tempo, apesar do equilíbrio, e chegou a fazer 20 a 17, mas parou. As polonesas não, fizeram oito a dois na sequência e fecharam em 25 a 22. Smarzek matou o set em um contra-ataque.

O Brasil voltou ligado para o jogo no quarto set e não deu chances para as adversárias. Logo abriu vantagem, fez 6 a 1 e, apesar de alguns momentos de reação das rivais, manteve a ponta com folgas. Tanto que chegou no set point com sete de frente e empatou o jogo no 25 a 19.

Smarzek, da Polônia, contra o Brasil na Liga das Nações

Smarzek superou os 400 pontos na Liga das Nações (FIVB)

A essa altura Smarzek já tinha 31 pontos. A segunda era Medrzyk com 12 na Polônia. Bia tinha 18, com seis no bloqueio, e Gabi, 15.

No tie break, o Brasil manteve a moral alta e abriu 5 a 0, com dois aces de Mara. Porém, em dois aces de Stysiak, duas pauladas na sequência, a Polônia se aproximou no 7 a 5. Mas na sequência Bia virou mais uma bola importante e ela mesma fechou o jogo no 15 a 10.

Bia, pegando Smarzek duas vezes no bloqueio, e com uma levantada de costas sensacional para Paula Borgo comandou o time no set desempate.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei