Siga o OTD

Vôlei

Vitória do Brasil sobre Bélgica define finalistas da Liga das Nações

Brasil faz 3 a 0 na Bélgica e Polônia completa os seis times que vão para a fase final da Liga das Nações

Liga das Nações de vôlei feminino
FIVB

O Brasil venceu a Bélgica por 3 sets a 0 pela penúltima rodada da Liga das Nações de vôlei feminino em Ancara, na Turquia. O resultado, nesta quarta (18), definiu a Polônia como sexta e última classificada para a fase final da competição, marcada para os dias 3 e 7 de julho em Nanquim, na China. As parciais foram 25/23, 25/15 e 25/18.

Assim, as seis equipes finalistas da Liga das Nações são Brasil, Estados Unidos, Turquia, Itália, China e Polônia. A China, por ser o país sede, já estava classificada, mas mesmo assim ficou entre as cinco melhores.

+ CONFIRA DA TABELA DE CLASIFICAÇÃO

Foi a sétima vitória seguida do Brasil no torneio, a quarta por 3 a 0. A seleção fecha sua participação na fase classificatória às 13h de quinta (20), contra a Turquia.

Ana Paula Borgo foi a maior pontuadora do jogo, com 14, seguida por Gabi com um a menos. Natália marcou onze pontos, sendo quatro no bloqueio.

Ana Paula Borgo

Ana Paula Borgo foi destaque no ataque (FIVB)

“Foi uma boa partida. Hoje o time jogou com mais convicção e melhor em alguns aspectos. As jogadoras mais jovens estão se soltando mais e isso é muito positivo. Estamos mantendo um nível de jogo e as vitórias estão sendo importantes”, afirmou o técnico José Roberto Guimarães.

A missão da Bélgica era difícil. Precisava descontar seis pontos das polonesas em dois jogos. Ou seja, precisava de duas vitórias perdendo no máximo um set em cada e ainda torcer para a Polônia perder as duas sem fazer mais do que um set em cada jogo.

Assim, as belgas começaram tudo e engrossaram o primeiro set para o Brasil. A parcial foi equilibrada do início ao fim, com constantes trocas de lideranças no placar. A reta final foi ainda mais parelha, com viradas e reviradas no placar, até que Natália cravou uma bolaça e o Brasil teve o 24 a 23. No saque, ace de Amanda e vitória por 25 a 23.

A partir do segundo set o Brasil colocou sua superioridade em quadra e não deu mais chances para a Bélgica. Logo abriu frente, no 8 a 4, e chegou a 12 a 6. O time europeu ainda reagiu, colou no 12 a 10, mas foi o último suspiro deles na Liga das Nações. Após um tempo pedido por Zé Roberto, o Brasil voltou a comandar o jogo e disparou no marcador para fechar em 25 a 15.

A vitória brasileira no segundo set transformou o jogo em um amistoso. A Bélgica ainda tentou manter a intensidade no terceiro set, mas logo a superioridade brasileira fez-se valer e elas capitularam. O time de Zé Roberto abriu frente, fez 13 a 8, e caminhou tranquilo para fechar a partida.

“Foi mais uma vitória importante do nosso time. A Bélgica tem feito um bom campeonato e ontem venceu a Turquia. É uma equipe forte, mas conseguimos impor o nosso ritmo desde o início do jogo e acredito que isso foi determinante para a resultado. Temos que seguir buscando o nosso crescimento, já pensando na fase final”, faou a levantadora Macris.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Vôlei