Siga o OTD

Vôlei

Gabi marca 26 pontos e o Brasil vence EUA na Liga das Nações

Natália sai machucada ainda no primeiro set, a ponteira brasileira chama a responsabilidade e comanda a Seleção na vitória contra as americanas

Divulgação FIVB

Pela nona rodada da Liga das Nações de vôlei feminina de 2019, o Brasil enfrentou os Estados Unidos, nesta quinta-feira (06), em Nebraska. Em partida inspirada de Gabi, que terminou com 26 pontos, a Seleção Brasileira conseguiu a vitória por 3 sets a 1.

No primeiro set, as duas seleções fizeram um jogo igual. Conseguindo manter a virada de bola, Brasil e Estados Unidos trocaram pontos no primeiro terço da parcial, com a equipe brasileira chegando em vantagem na primeira parada técnica, com 8 a 7. Na volta, as comandadas de José Roberto Guimarães acertou o posicionamento do bloqueio e com dois pontos, um de Gabi e um de Mara, abriu 16 a 13 no marcador.

Na reta final do set, o Brasil chegou a abrir ainda mais vantagem no placar, com 20 a 15 após um ataque de Natália. Contudo, a ponteira brasileira acabou sentindo um problema físico e foi substituída por Amanda. Logo após a mudança na Seleção Brasileira, os Estados Unidos cresceu um pouco com um ace e um contra-ataque, mas com mais um bloqueio e com o lado verde e amarelo aproveitando os contra-ataques, a parcial acabou sendo fechada por Gabi, em 25 a 19.

Na segunda parcial, o Brasil manteve o padrão de jogo. Conseguindo manter a virada de bola, a equipe aproveitou os erros das americanas e com pontos de bloqueio chegou na primeira parada técnica em vantagem, com 8 a 6. Na volta, o time americano começou a ter erros em sequência, deixando a Seleção Brasileira com mais tranquilidade, colocando a diferença no marcador em 14 a 10.

Na reta final do segundo set, a consistência do Brasil seguiu. Com a entrada de Roberta e Lorenne na inversão do 5/1, a Seleção Brasileira manteve a virada de bola e o alto número de erros dos Estados Unidos facilitou a vida das comandadas de José Roberto Guimarães, que com Paula Borgo, usando o bloqueio, a parcial foi fechada com 25 a 17.

No terceiro set, após um começo um pouco irregular, os Estados Unidos, com o time um pouco mexido, foi para o tudo ou nada e com dois erros do Brasil em sequência fez 8 a 6 no placar. Na volta da parada técnica, o time americano, empurrado pela torcida presente no ginásio, aumentou seu volume de jogo e se manteve na frente do marcador. Na reta final dos pontos, apesar de uma reação brasileira comandada por Gabi, a vitória acabou ficando com as donas da casa, por 25 a 22.

No quarto set, as duas seleções fizeram um início igual, com os dois lados mantendo a virada de bola e trocando pontos durante o primeiro terço do jogo. Após o oitavo ponto, o Brasil cresceu. Defendendo mais e conseguindo aproveitar os contra-ataques, a Seleção Brasileira abriu vantagem, com 16 a 13 no placar. Na sequência da parcial, comandadas por Gabi, as comandadas de José Roberto Guimarães mantiveram a frente e fecharam em 25 a 20, fazendo 3 a 1 no confronto.

Liga das Nações

Depois da etapa dos Estados Unidos, o time verde e amarelo viajará para o Japão. Entre os dias 11 e 13 de junho, a equipe do treinador José Roberto Guimarães estará em Tóquio e terá pela frente as donas da casa, a Tailândia e a Sérvia. A quinta e última semana da fase classificatória acontecerá entre os dias 18 e 20 de junho em Ancara, na Turquia, e o Brasil medirá forças com a Turquia, a Itália e a Bélgica.

A fase final que reunirá a China, país sede, e as cinco seleções mais bem classificadas ao final da fase classificatória será disputada em Nanquim, na China, entre os dias 3 e 7 de julho.

Mais em Vôlei