Siga o OTD

Vôlei

No tie-break, Taubaté vence o Cruzeiro pela semi da Superliga

Em partida de altos e baixos dos dois lados, time do Vale do Paraíba vence por 3 sets a 2 e fica a uma vitória da final da competição nacional

Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic

Pela segunda partida pela semifinal da Superliga Masculina de vôlei da atual temporada, o Taubaté recebeu o Cruzeiro, no ginásio do Abaeté, nesta terça-feira (09). Em um grande jogo das duas equipes, o time do Vale do Paraíba conseguiu a vitória por 3 sets a 2, abriu 2 a 0 na série semifinal e está a uma vitória da decisão da competição nacional.

No primeiro set de partida, o Taubaté começou melhor. Com o ataque funcionando e o central Otávio sendo destaque pelos bloqueio e por um ponto de saque, o time do Vale do Paraíba conseguiu abrir 9 a 5 forçando a parada no jogo. Na volta, o volume de jogo do time paulista se manteve do mesmo jeito e a diferença no placar só aumentou. Mesmo com algumas alterações, o Cruzeiro não jogou e acabou sendo derrotado em um rápido 25 a 15.

No segundo set o jogo mudou. Com a entrada do experiente ponteiro Felipe, o Cruzeiro conseguiu se estabilizar em quadra e com o sistema de bloqueio e defesa funcionando, o time mineiro largou na frente e passou a comandar o placar. Apesar de algumas trocas na equipe do Taubaté, com a entrada de Uriarte e Abouba, os mineiros tinham um Sander inspirado nos ataques e, com isso, acabou mantendo a vantagem no placar até o final, vencendo por 25 a 19.

Embalado pela vitória na parcial anterior, o Cruzeiro começou com tudo e abriu 4 a 0 no placar logo nos primeiros pontos, forçando a parada na partida. Na volta, o Taubaté conseguiu crescer, manteve a sua virada de bola e em um bloqueio de Lucão deixou o placar em 7 a 5, fazendo com que o time mineiro pedisse tempo. Na volta, a equipe vistante melhorou em todos os fundamentos. Soube aproveitar melhor os ataques, defendeu, bloqueou e sacou muito melhor, conseguindo a virada no placar.

Na parte final do set, os atuais campeões da Superliga Masculina suportaram uma tentativa de reação do Taubaté, conseguiram uma sequência de pontos de saque e bloqueios, aumentaram ainda mais a vantagem no placar e saíram com a vitória por 25 a 16, virando a partida para 2 sets a 1.

Diferente do que aconteceu em todas as parciais, o quarto set começou com muito equilíbrio. Cruzeiro e Taubaté passaram a errar muitos saques e trocaram pontos durante a primeira metade do duelo. A igualdade se manteve durante todo o tempo, com cada momento tendo uma das equipes um pouco superiora e, com isso, se mantendo na frente do placar.

A igualdade se manteve até o fim, com a parcial estourando os 25 pontos e a definição do vencedor ficando para as séries de vai a dois. Nela, as duas equipes passaram a ter chances de fechar. Primeiro, o Cruzeiro teve duas oportunidades para fechar o jogo, mas não conseguiu. Posteriormente, o Taubaté passou a ter a chance de fechar o set, até com uma bola de xeque com Lucão, que acabou tocando na rede. Apesar disso, o time do Vale do Paraíba aproveitou um contra-ataque e com Lucarelli fez 29 a 27 e forçou o tie break.

Nele, o equilíbrio se manteve. As duas equipes trocaram pontos na maior parte do tempo, não permitindo que uma diferença no placar fosse aberta no set mais curto do jogo. Isso se manteve até que Lucarelli conseguiu um ace e Douglas Souza aproveitou um contra-ataque, abriram 12 a 9 no placar e obrigou a parada no jogo. Na volta, o time da casa conseguiu manter a vantagem no marcador e fechou o jogo em 15 a 12, fazendo 3 sets a 2 no duelo.

Mais em Vôlei