Siga o OTD

Vôlei

Brasil será representado em torneio oficial na neve

Luciano, Márcio Gaudiê, Oscar e Vinícius Freitas representarão o Brasil em um torneio oficial de vôlei na neve pela 1ª vez em sua história neste mês, na etapa de Moscou (Rússia) do Circuito Europeu.

Divulgação/CEV

O Brasil terá representantes em um torneio oficial de vôlei na neve pela primeira vez em sua história neste mês, na etapa de Moscou (Rússia) do Circuito Europeu da modalidade, organizado pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV). Luciano, Márcio Gaudiê, Oscar e Vinícius Freitas, atletas de destaque do vôlei de praia, aceitaram convite e disputam a competição no formato trio (com direito a substituição) de 20 a 22 de dezembro.

As regras são as mesmas do vôlei de praia, com mesmo tamanho de quadra e altura de rede, porém os jogadores precisam utilizar calçados com travas e mais roupas, para manterem-se aquecidos. Oscar comentou as diferenças da modalidade e os obstáculos na adaptação do time brasileiro, que deve encarar – 10 Cº na capital russa. A expectativa dos brasileiros, inicialmente, é se divertir e adquirir experiência.

“Não tenho experiência com vôlei na neve, tive só um contato na Áustria, mas apenas brincando, deslizando pelas montanhas (risos). Temos que nos adaptar ao frio e ao formato, que é de três contra três, serão as maiores dificuldades. Vamos buscar aliar as características individuais de cada atleta e colocar em prática. Vou atuar como levantador, com Luciano, Márcio Gaudiê e Vinícius nas pontas”, disse Oscar, que completou.

“Vamos atuar com chuteiras, foi um dos critérios da organização. Nossa meta é se divertir, adquirir experiência para possíveis torneios no futuro. O convite partiu de um amigo que já trabalhou com a confederação russa e gostaria de representantes do Brasil para esta primeira edição do torneio”, destacou Oscar, campeão em 2018 da etapa de Manavgat (Turquia) do Circuito Mundial de vôlei de praia ao lado de Luciano.

Outros atletas do vôlei de praia também estão inscritos, como o russo Konstantin Semenov, presente nas duas edições dos Jogos Olímpicos. Pelo voleibol de quadra, destaque para o norte-americano Lloy Ball, campeão olímpico em 2008 e que se aposentou em 2011, mas estará, aos 46 anos, disputando o vôlei na neve pela primeira vez.

A equipe brasileira será a única representante da América do Sul, e entra direto na fase principal da competição, sem passar pelo classificatório. Também estarão presentes equipes da República Tcheca, Itália, Polônia, Romênia, Rússia, Eslovênia, Suíça, Turquia e EUA.

O evento em Moscou é o primeiro de uma série de sete paradas, com sedes também em países como Itália, Áustria e Geórgia. Os atletas competirão por um prêmio de cerca de R$ 45 mil e pontos no ranking geral que ajudarão a determinar os reis e rainhas da neve, a serem coroados na última parada do Circuito Europeu, na Áustria, em abril de 2019.

Mais em Vôlei