Siga o OTD

Vôlei

De virada, Minas supera Eczacibasi e vai à final do Mundial

O Minas superou o Eczacibasi e se garantiu na grande final do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei feminino.

De virada, Minas supera Eczacibasi e vai à final do Mundial
Divulgação/FIVB

Neste sábado (8), o Minas Tênis Clube entrou para a história ao vencer o Eczacibasi, da Turquia, por 3 sets a 2, e se garantir na grande final do Mundial de Clubes de vôlei feminino, disputado em Shaoxing, na China. O clube mineiro foi o segundo colocado do Grupo A da competição, enquanto o rival foi líder no Grupo B.

+ VEJA A TABELA DA COMPETIÇÃO

O jogo

O primeiro set teve pouquíssimos erros dos dois lados. O Eczacibasi começou em vantagem, sempre à frente do Minas na contagem, que chegou a ter cinco pontos de diferença. Entretanto, a equipe brasileira encostou no placar em 18 x 19, até empatar em 21 x 21 e seguir até o final da etapa mantendo o equilíbrio da partida. Ainda assim, a equipe turca venceu, com 25 x 22.

No segundo set, o Minas teve a mesma qualidade de defesa do Eczacibasi, só faltava tranquilidade nos ataques. O empate da equipe brasileira foi alcançado no décimo ponto e, deste momento em diante, a disputa foi ponto a ponto. A equipe turca teve o set point com 24 x 19, mas as brasileiras conseguiram uma virada espetacular e venceram com a parcial de 26 x 24.

O Minas abriu quatro pontos de vantagem logo no início do terceiro set, e essa diferença chegou a ser de dez pontos para as brasileiras. A equipe mineira foi avassaladora, com um volume de jogo do muito alto, surpreendendo a equipe adversária, que ficou acuada em quadra e perdeu pela parcial de 25 x 13.

A ansiedade do Minas em quadra ficou evidente no quarto set. Mesmo superiores e liderando o placar, as brasileiras deixavam o Eczacibasi encostar na contagem em decorrência de alguns erros, e a virada da equipe turca veio no 22º ponto. O empate na parcial foi conquistado pelo Eczacibasi por 25 x 23.

No tie-break, muito equilíbrio. Mesmo com diversos empates e com uma disputa ponto a ponto, o Minas conseguiu vencer o Eczacibase pela última parcial de 15 x 12.

Histórico

Nesta temporada, o Minas voltou a participar do maior torneio de clubes após 26 anos. Em 1992, ano da última aparição, ficou com o vice-campeonato depois de perder para o italiano Olimpia Teodora. Na fase de grupos de 2018, o clube brasileiro teve uma estreia complicada contra o Volero Le Cannet, da França: vitória suada por 3 sets a 2. O adversário seguinte era o Zhejiang Jiaxing, representante chinês no torneio. O triunfo por 3 sets a 1 garantiu o Minas na semifinal do torneio.

 

Mais em Vôlei