Siga o OTD

Vôlei

Éder pede melhora na Superliga: “Video check simplifica o jogo”

De volta ao Brasil, Éder Carbonera e Lucas Lóh compararam as ligas estrangeiras com a Superliga. Confira!

Éder pede melhora na Superliga: "Video check simplifica o jogo"
Reprodução/Instagram

Depois de disputar duas temporadas do Campeonato Italiano pelo Trentino, Éder Carbonera voltou ao Brasil para defender o Sesi-SP com novas referências. Uma delas, que o central julga importante para a Superliga masculina de vôlei, é o video check.

“Eles (italianos) investem bastante na questão da infraestrutura. Lá tem o video check em todos os jogos. Voltar a jogar sem, no meu ponto do vista, é muito ruim. Não adianta, ninguém é perfeito e os árbitros erram aqui, como também erram lá. O video check simplifica o jogo e deixa tudo mais justo”, considerou Éder em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.

“É uma coisa que a Confederação poderia ver para ser implementada, porque com certeza seria uma evolução e agregaria muito à Superliga”, completou, fazendo um apelo à CBV.

Ainda assim, Éder acredita que o nível da competição brasileira tem melhorado com o tempo. “A Superliga tem evoluído nos últimos anos, tem buscado cada vez mais se estruturar quanto aos clubes, ginásios e leis em relação a pagamentos de salários. Cada vez mais temos que buscar melhorar o campeonato”, afirmou.

Repatriados

Foto: Reprodução/Instagram

Além de Éder, outro jogador do Sesi-SP que retornou ao Brasil para a disputa da próxima temporada é o ponteiro Lucas Lóh. No último ano, o jogador defendeu o Halkbank, da Turquia. Após o tempo fora, Lucas volta com uma nova análise do vôlei brasileiro.

“Acho que todo país muda um pouco o jeito de jogar. Na Turquia, era um campeonato que dependia muito dos estrangeiros e era isso que fazia a liga ser mais competitiva. Aqui não. Aqui temos um equilíbrio maior entre todos os jogadores. Essa é a grande diferença”, considerou o ponteiro.

Focando nas diferenças, Éder falou sobre a competitividade na Itália. “Antes de ir para lá, eu achava que o nível dos campeonatos era parecido. Acredito que os quatro primeiros times do Brasil têm o mesmo nível do Campeonato Italiano, mas a grande diferença de lá é que não tem jogo fácil. O nível das equipes, mesmo das medianas, é muito parecido com o das equipes de ponta”, contou.

A estreia do Sesi-SP pela Superliga masculina de vôlei 2018/2018 será nesta sexta-feira (26), às 21h, diante do Vôlei Ribeirão, que chega para a disputa classificado pela Superliga Série B.

Mais em Vôlei