Siga o OTD

Vela

Jorge Zarif abre Final da Copa do Mundo no 4° lugar

Reprodução/Instagram

No primeiro dia de regatas da Final da Copa do Mundo de Vela, em Marselha, na França, Jorge Zarif fica na quarta colocação; Brasil começa bem na 470 feminina e na Nacra 17

A abertura da Final da Copa do Mundo de vela, em Marselha, na França, foi bem movimentada para os velejadores brasileiros. Nas provas realizadas na manhã desta terça-feira (5), o grande destaque foi Jorge Zarif, que venceu a primeira regata na Finn e, por enquanto, é o quarto colocado na classificação geral.

Mas o Brasil também fez bonito na 470 feminino, com Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, na RS:X, com Patrícia Freitas, e com duas duplas na Nacra 17, Samuel Albrecht e Bruna Martinelli e João Bulhões e Gabriela Nicolino.

Finn

Estreando seu novo barco, o Al Hamed Fantasia 4, Jorge Zarif começou com tudo na Final da Copa do Mundo de vela. O Brasileiro venceu a primeira regata do dia e já se confirmou como um dos grandes favoritos na Finn.

Um pouco mais tarde, na segunda regata, Zarif teve mais dificuldades e acabou somente na sétima colocação. Somando os dois resultados, o velejador garantiu a quarta colocação. Vale ressaltar que o pior desempenho ao longo das 10 regatas será descartado. Ou seja, Zarif ainda pode eliminar esse sétimo lugar e se garantir na regata medalha, que definirá o pódio da classe.

470 feminino

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan também começaram com tudo. A dupla brasileira venceu a primeira regata. Mas na segunda prova do dia, a dupla brasileira perdeu muitas posições e ficou para trás, terminando no 11° lugar.

Contabilizando os dois resultados do dia, Fernanda e Ana estão na quinta posição geral após duas regatas. No total serão 10 regatas, e elas também poderão descartar o pior resultado.

RS:X

No windsurfe, Patrícia Freitas não começou o dia bem. Logo na primeira regata, a brasileira terminou na décima colocação, ficando bem longe das primeiras colocadas. Mas nas duas regatas seguintes, Patrícia buscou um nono e um terceiro lugar, ficando na sexta posição na classificação geral após três regatas.

Por enquanto, Patrícia está descartando esse décimo lugar conquistado na primeira regata. Ainda restam mais nove provas para que sejam definidos os finalistas que irão velejar a regata da medalha.

Nacra 17

O Brasil tem duas duplas na Nacra 17.  João Bulhões e Gabriela Nicolino se destacaram mais na abertura da Final da Copa do Mundo de vela. Os dois velejadores acumularam dois 11º lugares e um sexto lugar, que foi obtido na terceira regata. Ainda restam mais nove regatas e eles ocupam a quinta posição na classificação geral.

Já Samuel Albrecht e Bruna Martinelli começaram muito mal e terminaram em 15º na primeira regata. Essa, provavelmente, será a regata descartada pela duplas. Nas duas provas seguintes, João e Gabriela se recuperaram, terminando em 8° e em 14°. A dupla ocupa o 11° no geral.

Mais em Vela