Siga o OTD

Vela

Jorge Zarif vence regata da medalha e é campeão em Hyères

Jorge Zarif Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 classe Finn

O brasileiro Jorge Zarif venceu na manhã deste domingo a regata da medalha e conquistou o ouro da classe finn na Copa do Mundo de Hyères, na França. O velejador esteve entre os primeiros colocados ao longo de todos os dias de competição e chegou ao último dia na vice-liderança da classificação geral. Na última corrida, no entanto, ele deixou para trás o holandês Nicholas Heiner e o turco Alican Kaynar, que eram seus principais concorrentes, para subir no lugar mais alto do pódio.

Nas oito regatas classificatórias, o melhor rendimento era de Nicholas Heiner, que obteve três vitórias e chegou ao último dia em Hyères com 32 pontos perdidos, quatro a menos do que Jorge Zarif, que até então só tinha vencido uma regata, ficado em segundo lugar em duas e em terceiro em outra. Logo atrás dele e ainda com chances de brigar pelo ouro estava Alican Kaynar com 38 pontos perdidos.

A decisão do título ficou mesmo para a regata da medalha, que tem pontuação dobrada, e Jorge Zarif teve uma atuação perfeita. O brasileiro cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, enquanto seus principais concorrentes não conseguiram bons resultados. Alican Kaynar terminou em sexto, enquanto Nicholas Heiner não passou da sétima colocação.

Com os resultados da última regata, Jorge Zarif conquistou a medalha de ouro em Hyères com 38 pontos perdidos. Nicholas Heiner ficou com a prata com 46 e Alican Kaynar com o bronze com 50. Atual campeão mundial, o sueco Max Salminen ficou em segundo na regata da medalha, mas terminou apenas na sétima colocação geral com 88 pontos perdidos.

Confira a classificação final da classe finn em Hyères:

  1. Jorge Zarif (Brasil), 38 pontos perdidos
  2. Nicholas Heiner (Alemanha), 46
  3. Alican Kaynar (Turquia), 50
  4. Jake Lilley (Austrália), 63
  5. Ioannis Mitakis (Grécia), 70
  6. Ondrej Teply (República Checa), 70
  7. Max Salminem (Suécia), 88
  8. Milan Vujasinovic (Croácia), 88
  9. Jonathan Lobert (França), 94
  10. Andy Maloney (Nova Zelândia), 97

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela