Siga o OTD

Vela

Com Torben Grael, Copa da Juventude começa neste domingo

Saulo Cruz/ COB

Disputada em Salvador, Copa da Juventude começa no dia 29 e terá presença de Torben Grael

A Copa da Juventude 2018 será aberta neste domingo (29), na Base Naval de Aratu, e vai levar a Salvador um dos maiores esportistas do Brasil. Torben Grael, dono de cinco medalhas em Jogos Olímpicos, estará na capital baiana a partir de quarta-feira (2) para acompanhar a principal competição da Vela Jovem nacional.

+ ZARIF SOBE PARA 2º NA FINN; SAMUEL E BRUNA PARA 3º NA NACRA17

Torben tem no currículo duas medalhas de ouro (Atlanta-1996 e Atenas-2004, ambas na classe Star), uma de prata (Los Angeles-1984, na classe Soling) e duas de bronze (Seul-1988 e Sydney-2000, novamente na Star). Além disso, foi eleito para o Hall da Fama da vela em 2015 e é um dos vice-presidentes da World Sailing (Federação Internacional de Vela). Atualmente, o velejador é o coordenador técnico da Equipe Brasileira de Vela e esta semana está na etapa de Hyères da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela). Da França, Torben vai direto para Salvador ver de perto as principais promessas da modalidade em ação.

As primeiras regatas da Copa da Juventude (que este ano também vale como Campeonato Brasileiro Interclubes) estão previstas para terça-feira (01), a partir das 13h, horário de Brasília. A competição vai reunir cerca de 70 velejadores de seis estados do país nas águas da Praia de Inema até a sexta-feira da próxima semana (04).

O evento terá disputa nas seguintes classes:

  • 29er (Masc. e Fem.);
  • 420 (Masc. e Fem.);
  • Laser Radial (Masc. e Fem.);
  • RS:X (Masc. e Fem.);

Entre os principais destaques da competição estão Tiago Quevedo, sétimo colocado no último Mundial da Juventude na classe Laser Radial; e Marina Arndt, décima colocada no Mundial da Juventude 2017 na classe 420, que este ano compete ao lado de Marina da Fonte.

O campeonato será o principal evento classificatório para definir a equipe brasileira que disputará o Mundial da Juventude 2018, em Corpus Christi, nos Estados Unidos, de 14 a 21 de julho.

Mais em Vela