Siga o OTD

Vela

Jorge Zarif é destaque no 1º dia da Copa do Mundo de Hyères

Jorge Zarif é destaque no 1º dia da Copa do Mundo de Hyères
Jesus Renedo/Sailing Energy/World Sailing

Jorge Zarif ganha segunda prova do dia e aparece na vice-liderança da classe Finn. Campeonato vai até o próximo fim de semana, na França.

No primeiro dia de competição na etapa de Hyères da Copa do Mundo da World Sailing (Federação Internacional de Vela), Jorge Zarif foi o principal destaque da delegação brasileira. Após um quinto lugar na regata de abertura, o velejador paulista venceu a segunda prova desta terça-feira (24). Com seis pontos perdidos, aparece em segundo lugar na tabela da classe Finn, atrás apenas do francês Jonathan Lobert (5 p.p.).

A disputa continua até o próximo fim de semana, com as regatas da medalha do campeonato marcadas para sábado (28) e domingo (29). “Não queria que tivesse a segunda regata, mas deu certo e consegui ganhar. É só o começo, tem muito campeonato pela frente. Mas foi um bom primeiro dia”, afirmou Jorge Zarif, depois de uma tarde de ventos inconstantes na cidade francesa.

O Brasil tem ao todo 13 velejadores competindo em Hyères, em seis classes diferentes. Na Nacra 17, Samuel Albrecht/Bruna Martinelli e João Bulhões/Gabriela Nicolino terminaram o dia no top 20, em 12º e 17º lugares, respectivamente, à frente dos campeões olímpicos Santiago Lange/ Cecilia Carranza, da Argentina, que não completaram a prova.

Na dupla masculina da categoria 470, Dzioubanov/Thiesen terminaram a disputa desta terça na 37ª colocação – em duas provas realizadas. Na primeira, a dupla foi desqualificada por uma irregularidade na largada. Já na segunda prova, ficaram em 29º. Ao todo, são 40 duplas na categoria. Na dupla feminina ainda da 470, Oliveira/Barbachan ficaram com a 25ª posição, entre 36 duplas competidoras.

Na 49er, Robles Lorente/Soffiatti Grael disputaram três provas – a dupla não completou a primeira, ficou em 25º na segunda e em 2ª na terceira. A pior volta, no caso a primeira da dupla brasileira, é descartada. Desta forma, após três provas, Robles Lorente/Soffiatti estão na 18ª colocação.

Por fim, Bruno Fontes e João Pedro Herrlein Souto De Oliveira disputaram na classe Laser. Entre 68 competidores, Bruno Fontes é o melhor brasileiro – o atual 47º após duas provas. Já João Pedro é o 55º. Confira aqui os resultados completos.

Um dos palcos mais tradicionais das classes olímpicas, Hyères este ano recebe cerca de 670 atletas de 46 países em mais de 400 barcos. Será a última etapa antes da Final da Copa do Mundo, que reunirá os melhores velejadores da temporada em Marselha (França), de 3 a 10 de junho.

Mais em Vela