Siga o OTD

Vela

Martine Grael e Kahena Kunze são campeãs da Copa do Mundo de vela em Miami

Campeãs olímpicas no Rio de Janeiro, Martine Grael e Kahena Kunze chegaram à última regata da etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela com a medalha de prata garantida na classe 49er FX. Além disso, só uma zebra tiraria delas o ouro. Para perder o título, elas teriam que terminar em último e as irmãs gêmeas norueguesas Maia e Ragna Agerup teriam que vencer. Mas as brasileiras não deram chances para o azar, venceram a corrida deste sábado e garantiram o lugar mais alto do pódio com extrema autoridade.

Foi o segundo título conquistado por Martine Grael e Kahena Kunze na temporada. Elas venceram pouco antes da etapa da Copa do Mundo de Vela uma competição em Miami em que ganharam sete das 11 regatas que disputaram como forma de preparação para a prova que venceram neste sábado.

No total, Martine Grael e Kahena Kunze venceram quatro das 13 regatas disputadas em Miami e foram muito regulares ao longo de toda a competição. Em apenas duas das 13 corridas, elas terminaram fora dos cinco primeiros lugares. Com isso, somaram apenas 35 pontos perdidos e garantiram 21 de vantagem sobre as medalhistas de prata, as norueguesas Agerup, que acabaram a regata da medalha neste sábado na terceira colocação.

No começo da regata deste sábado, Maia e Ragna Agerup pularam na frente, enquanto Martine Grael e Kahena Kunze passaram a primeira bóia apenas na quarta colocação. O resultado já seria suficiente para dar o ouro para as brasileiras, mas elas queriam mais. Na segunda marca, as campeãs olímpicas já estavam em segundo lugar, atrás apenas das norueguesas. A partir daí as duas duplas se revezaram na liderança até que Grael e Kunze cruzaram na primeira colocação.

As gêmeas norueguesas acabaram, no final, sendo ultrapassadas pelas finlandesas Ruskola e Wulff, que ficaram em segundo na regata da medalha, mas terminaram na oitava colocação geral da etapa de Paris.

A medalha de bronze foi conquistada pelas argentinas  Victoria Travascio e Maria Branz. Elas não foram bem na regata da medalha e terminaram em sétimo lugar, mas o resultado foi suficiente para dar a elas o terceiro lugar na classificação geral.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela