Siga o OTD

Vela

Só zebra tira ouro de Martine Grael e Kahena Kunze na Copa do Mundo de vela

Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs olímpicas da classe 49er FX, estão muito próximas de mais um ouro. Neste sábado, a partir das 15h, elas disputam a regata da medalha da etapa de Miami da Copa do Mundo de vela. As brasileiras só não serão campeãs se chegarem na última colocação e as irmãs gêmeas norueguesas Maia and Ragna Agerup, que são as vice-líderes, vencerem regata. Será possível assistir ao vivo a disputa a partir das 15h pela página oficial da Federação Internacional de Vela no YouTube.

A sexta-feira, no entanto, não começou nada bem para Martine Grael e Kahena Kunze. Líderes com 18 pontos de vantagem depois de nove regatas até quinta, as campeãs olímpicas foram muito mal na 10a. corrida, a primeira do dia, e terminaram em 14o. lugar numa flotilha de 16 barcos. “Foi uma loucura”, disse Kunze quando perguntada sobre o vento na prova. “Estava indo para a esquerda e para a direita, mudando o tempo todo.”

Esse resultado, no entanto, não atrapalhou os planos das brasileiras, que se recuperaram com um quarto lugar e depois com um segundo para completar as 12 regatas que classificaram as dez melhores duplas para a disputa da medalha, que será disputada neste sábado.

Ao todo, Martine Grael e Kahena Kunze somam 33 pontos perdidos, 17 a mais do que as irmãs Agerup, que são as únicas com chances matemáticas de derrotar as campeãs olímpicas, mas precisam da ajuda de uma verdadeira zebra para fazer isso se tornar realidade.

A principal disputa na 49er FX, provavelmente, será pelos outros dois lugares do pódio, já que o mais alto tem tudo para ficar com as brasileiras. As argentinas Victoria Travascio e Maria Branz venceram duas das três regatas desta sexta e estão a apenas cinco pontos das norueguesas.

Quem continua caminhando de vento em popa rumo à medalha de ouro é Jorge Zarif na classe Finn. A exemplo do que aconteceu com Martine Grael e Kahena Kunze, ele foi mal na primeira regata desta sexta-feira e ficou apenas em oitavo lugar. Foi o pior resultado do brasileiro na competição até agora, mas ele deu a volta por cima na sequência e conseguiu a vitória na segunda corrida do dia.

Jorge Zarif venceu cinco das oito regatas disputadas até agora na classe Finn na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela e lidera a competição com apenas 11 pontos perdidos contra 23 do segundo colocado, o britânico Ben Cornish. Neste sábado, mais duas regatas serão disputadas para determinar os dez classificados para a decisão da medalha, marcada para domingo.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Vela