Siga o OTD

Vela

Brasil garante vaga no Pan-Americano-2019 na vela Snipe

Clube dos Jangadeiros/ Divulgação

Dupla formada por Alexandre Paradeda e Ana Júlia tenório venceram o Sul-Americano de vela e classificaram o país para Lima-2019

Após três dias e seis regatas disputadas nas águas do Guaíba, no Clube dos Jangadeiros, Porto Alegre, o Brasil garantiu vaga para o Pan-Americano de Lima em 2019, na vela, com a classe Snipe. Alexandre Paradeda e Ana Júlia Tenório conquistaram o Sul-Americano da categoria misto ao venceram quatro das seis provas.

+CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO GERAL DA CLASSE SNIPE

Além do Brasil, Argentina, Porto Rico e Uruguai também se classificaram. A dupla brasileira venceu com uma diferença de nove pontos para outra dupla brasileira, formada por Juliana Duque, que já foi campeã mundial de vela, e pelo velejador Rafael Martin. O terceiro lugar ficou com os argentinos Luciano Pesci e Bárbara Brotons.

“Foi um campeonato bem difícil, longo, de vento forte, uma competição dura. Muita gente lutando pela vaga no Pan-Americano, com quatro campeões do mundo. Para se ter uma ideia do nível de dificuldade do evento”, disse Alexandre.

Vale ressaltar que a vela brasileira tem a vaga garantida para Lima-2019, dentro da classe Snipe. Mas Alexandre e Ana Júlia não estão garantidos e terão que disputar a seletiva nacional para serem os representantes.

“Vou seguir correndo com a Ana até sábado no Sul-Americano Aberto. Depois, vamos correr juntos todos os campeonatos de vela dentro do Brasil para pegarmos entrosamento e termos chance de brigar pela vaga na eliminatória nacional do Pan, em novembro”, completou Xandi, como é conhecido.

O brasileiro é um dos nomes mais conhecidos da vela brasileira. Xandi já conquistou o Campeão Mundial em 2001, foi 12 vezes campeão brasileiro, quatro no Sul-Americano, medalha de ouro no Pan-Americano do Rio 2007, e prata no Pan de Winnipeg 1999.

Mais em Vela